
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) participará pela primeira vez do Almoço de Confraternização da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, na Capital de São Paulo. O presidente Rubens Fileti foi convidado para fazer o discurso principal no encontro, que será realizado nesta sexta-feira (21/2).
O convite ocorre em um momento de destaque da economia goiana, que foi a que mais cresceu dentre os Estados brasileiros em novembro de 2024, avançando 7,2%, conforme levantamento divulgado em janeiro pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB).
Na oportunidade, Fileti apresentará à Câmara Japonesa as potencialidades de Goiás, bem como dados sobre as atuais relações comerciais entre o estado e o Japão e a ampliação dos negócios.
Segundo o Anuário da Indústria, Comércio e Serviços de Goiás elaborado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), o Japão é o sétimo maior destino de exportações goianas e o nono maior país de origem de suas importações, atualmente.
“A relação bilateral entre Goiás e Japão ainda é tímida comparada com o potencial que um tem a oferecer ao outro. O Japão tem cases de grande sucesso em áreas como educação, indústria e tecnologia, enquanto Goiás é, por exemplo, referência em inteligência artificial no Brasil e no mundo, inclusive com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA)”, detalha Fileti.
A Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX) também está na pauta. Organizada pela Acieg em parceria com a Faciest, a 4ª edição da feira ocorrerá de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções, em Goiânia, com rodadas de negócios e presença de embaixadas, além de área de exposição para conexões e prospecção de negócios.
Agenda
A viagem a São Paulo também será uma oportunidade para apresentar a ACIEG e a FICOMEX para as Câmaras Comerciais de Espanha, Canadá, Estados Unidos e Peru.
“A Acieg tem um papel muito forte, atuando para criar oportunidades de relações bilaterais. Nesse sentido, a FICOMEX também contribui bastante, já que é um elo entre municípios, Estados e países”, ressalta Fileti.
Outros Estados
A 4ª FICOMEX foi lançada oficialmente no final de janeiro, com expectativa de que seja ainda maior em 2025 do que no ano passado, inclusive contando com um dia a mais de evento. Em 2024, a Feira atingiu meio bilhão de reais em negócios prospectados, o que demonstra o seu impacto na expansão dos negócios dos Estados com outros países, gerando empregos, impostos e desenvolvimento, como avalia o presidente da Câmara de Comércio Exterior (Comex) da Acieg, Getúlio Faria.
Para 2025, os governos de Tocantins e Maranhão já confirmaram com antecedência a participação.
“Isso representa a consolidação da Feira como uma grande plataforma de oportunidades para os estados divulgarem suas potencialidades e atraírem investimentos para empresas de diversos setores”, reforça Faria.
Visibilidade internacional
Além de parcerias com Estados e empresas, a FICOMEX também contempla a participação de diversos países, com a presença de mais de 50 países no ano passado. Para a edição de 2025, a vice-presidente da Comex, Anna Bastos, já iniciou visitas a embaixadas em Brasília, com reuniões com países como Estados Unidos, Argentina, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Grécia, Singapura, Nepal, República Tcheca, Jordânia, Sri Lanka, Guatemala, El Salvador, Indonésia e Vietnã.

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Bluesky, Instagram e Threads