Esportes

Operação Penalidade Máxima cumpre mandados por supostas fraudes em partidas de futebol

São investigados jogos de campeonatos nacionais e estaduais, realizados em 2022 e 2023

O Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou nesta terça-feira (28), a Operação Penalidade Máxima III, com o objetivo de cumprir 10 mandados de busca e apreensão em oito municípios de cinco Estados. Os trabalhos visam apurar a prática de condutas ilícitas que podem configurar organização criminosa para fraudar resultados de partidas de futebol, crimes previstos na Lei nº 12.850/13 e nos artigos 198 e 199 da Lei Geral do Esporte.

Os mandados, expedidos pelo juízo da 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores, foram cumpridos em Goiânia e nas cidades de Bataguassu (MS), Campina Grande (PB), Nilópolis (RJ), Santana do Parnaíba (SP), São Paulo (SP), Volta Redonda (RJ) e Votuporanga (SP).

As partidas dos campeonatos nacionais sob investigação ocorreram no segundo turno de 2022. Já os jogos dos estaduais são referentes aos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

São investigadas possíveis fraudes nos resultados das seguintes partidas:

  • Avaí x Flamengo, pela Série A do Brasileirão de 2022;
  • Náutico x Sampaio Corrêa, pela Série B do Brasileirão de 2022;
  • Náutico x Criciúma, pela Série B do Brasileirão de 2022;
  • Goiânia x Aparecidense, pelo Goianão de 2023;
  • Goiás x Goiânia, pelo Goianão de 2023;
  • Nacional x Auto Esporte, pelo campeonato paraibano de 2023;
  • Sousa x Auto Esporte, pelo campeonato paraibano de 2023.

Operação Penalidade Máxima

A fase da operação desta terça-feira é desdobramento das Operações Penalidade Máxima I e II, deflagradas em fevereiro e abril de 2023, respectivamente, as quais resultaram, até o momento, no oferecimento de três denúncias recebidas pelo Poder Judiciário, com 32 pessoas acusadas de crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.

Investigações do MPGO apontam que um grupo criminoso estaria aliciando jogadores profissionais com oferta de valores financeiros elevados para que recebessem punições durante os jogos, como cartão amarelo e vermelho, além do cometimento de pênalti ou placar parcial na partida.

Tais práticas possibilitavam que os integrantes desse grupo obtivessem lucros em sites de apostas esportivas.

A operação foi conduzida por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), com apoio da Polícia Militar de Goiás (PMGO), do Cyber Gaeco do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e dos Gaecos dos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro.

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais, acompanhe a Factual no Facebook e os nossos perfis de esporte no X e Instagram

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo