Samir Xaud é eleito presidente da CBF
Médico roraimense, que liderou chapa única, recebeu 103 votos e terá mandato até 2029

O médico roraimense Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em Assembleia Geral Eleitoral realizada na manhã deste domingo (25/5), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF) até então, ele terá mandato de 2025 a 2029.
O pleito foi convocado após o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF, no último dia 15 de maio. Na sequência, Fernando Sarney, que assumiu o cargo interinamente, anunciou a realização de eleições para a escolha de um novo mandatário.
Xaud liderou a chapa única, denominada ‘Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização’, a qual recebeu 103 votos dentre os 46 eleitores presentes.
“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, afirmou Samir Xaud, em seu primeiro discurso.
Além de Samir Xaud, também foram definidos oito vice-presidentes. São eles: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
Foram escolhidos, ainda, os novos nomes que ocuparão o Conselho Fiscal. Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa serão membros efetivos. Os membros suplentes serão Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.
A chapa foi inscrita com o apoio das federações do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. E recebeu apoio dos seguintes clubes: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
Durante a semana, 21 clubes anunciaram, por meio de nota, que não participariam da votação, por discordarem do processo vigente: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
No entanto, esses mesmos times declararam que estão prontos para conversar com a nova gestão a partir desta semana. O objetivo é debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas em prol de melhorias no futebol brasileiro.
Ações anunciadas
Em suas primeiras palavras como presidente da CBF, Samir Xaud falou em adequação do calendário do futebol brasileiro, adotando medidas como a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas, sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira das competições.
O novo mandatário destacou, ainda, atenção prioritária ao futebol feminino. E enfatizou que sua chapa elegeu a primeira mulher vice-presidente da história da CBF, Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF).
“O futebol feminino também terá atenção prioritária. Vamos aumentar investimentos, ampliar e valorizar as competições. Tenho orgulho de ter na minha chapa a primeira mulher como vice-presidente da história da CBF. Juntos, faremos uma revolução no futebol feminino. A Copa do Mundo de 2027, aqui no Brasil, será um marco. Vamos aproveitar esse momento para alçar o futebol feminino ao lugar que ele merece: o de protagonista”, ressaltou.
Sobre a Seleção Brasileira Masculina, Xaud falou em resgate da identificação dos brasileiros com a equipe e garantiu que a camisa segue sendo verde e amarela, ao contrário de notícias veiculadas nos últimos dias na imprensa, que sugeriam a adoção da cor vermelho para um dos modelos de uniformes.
“Em relação à Seleção Masculina, queremos mais do que títulos: queremos que o povo brasileiro volte a se identificar com a Seleção Canarinho. A Seleção, suas camisas amarela e azul, são símbolos da nossa identidade nacional. Que na Copa do Mundo de 2026 estejamos todos juntos na torcida e unidos no amarelo, no azul, no verde e no branco, que são as cores que simbolizam e representam a nossa nação”, declarou.
Primeiro compromisso: apresentação de Ancelotti
Nesta segunda-feira (26/5), Samir Xaud já terá o seu primeiro compromisso como presidente, o qual será de extrema importância: a apresentação do técnico Carlo Ancelotti, que assumirá o comando da Seleção Brasileira. Às 15 horas (horário de Brasília), o treinador italiano, ex-Real Madrid, fará sua primeira convocação para os próximos compromissos do Brasil nas Eliminatórias da Copa.
“Que o Cristo Redentor abençoe a chegada e o caminho do Mister Carlo Ancelotti, para que ele consiga, com nossos atletas, com a comissão técnica e com a energia do nosso povo, o tão sonhado hexacampeonato mundial”, enfatizou o presidente.
Compromissos sociais e ambientais
Xaud também firmou compromissos em prol da inclusão, da diversidade, do combate ao racismo e da sustentabilidade.
“Nosso compromisso também é com a inclusão e a diversidade. Fortaleceremos as ações de combate ao racismo e a qualquer forma de discriminação. Retomaremos competições como a taça indígena e daremos protagonismo a projetos voltados à sustentabilidade, com práticas mais conscientes, redução de impacto ambiental e promoção da educação climática dentro e fora dos gramados”, pontuou.
📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais, acompanhe a Factual no Facebook e os nossos perfis de esporte no X e Instagram