Lei que institui o Dia Estadual da Pamonha Goiana é sancionada
Por meio da iniciativa, receita típica de Goiás será celebrada anualmente no dia 3 de fevereiro
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) sancionou, no último dia 8 de janeiro, a Lei Nº 22.535, que institui o Dia Estadual da Pamonha Goiana, a ser celebrado anualmente em 3 de fevereiro. A iniciativa, de autoria do deputado Gugu Nader (Agir), visa homenagear e reconhecer a importância cultural da pamonha em Goiás.
A lei também estabelece a realização do Festival da Pamonha Goiana, marcado para o mesmo dia, na Capital.
Na data, será comemorado não apenas o Dia Estadual da Pamonha Goiana, mas também o início da colheita da safra de milho em todo o Estado. A atração especial do evento será o ‘Panelão do Gugu’, com o maior panelão de pamonha do mundo.
O deputado estadual comemorou a sanção, que vê como mais um marco para a cultura, e expressou sua satisfação em contribuir para o fortalecimento das tradições culinárias goianas.
“É uma honra ver a pamonha reconhecida como parte da riqueza e diversidade de Goiás”, destacou Gugu Nader.
Por meio de iniciativas como o Panelão do Gugu, o deputado tem percorrido todo o Estado. O evento, que já teve 27 edições, distribui gratuitamente à população pratos típicos como arroz carreteiro, milho cozido, arroz com frango e pequi, e agora, o tão aguardado panelão de pamonha.
Com a sanção da Lei, Gugu Nader reiterou seu compromisso em preservar e promover a rica herança culinária de Goiás, trazendo à tona a diversidade e o sabor que fazem da pamonha um símbolo inconfundível da identidade goiana.
📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Instagram e Threads