Gastronomia

6ª Goiânia Restaurant Week reúne 39 restaurantes com pratos vegetarianos; confira lista

Com o tema 'Revolução Vegetariana', festival convida os participantes à reflexão sobre escolhas alimentares

Começou na última sexta-feira (20/9) e segue até o dia 20 de outubro, a 6ª Goiânia Restaurant Week. Com o tema ‘Revolução Vegetariana’, o festival oferece ao público goianiense um cardápio de opções de boa gastronomia em 39 restaurantes da Capital, a preços acessíveis, além de prometer menus ainda mais criativos e saborosos. O objetivo é democratizar a boa gastronomia, por meio de ofertas com até 50% do valor original, além de sugerir novas roupagens às receitas já conhecidas.

Nesta edição, o festival convida os participantes a refletirem sobre o impacto das escolhas alimentares, não apenas voltado para o bem-estar, mas também no impacto causado ao meio ambiente. O objetivo é proporcionar uma experiência que vai além das fronteiras da gastronomia, capaz de representar um movimento cultural que desafia conceitos pré-estabelecidos, estimula os sentidos e expande os horizontes culinários.

No Brasil, cerca de 30 milhões de brasileiros (14%) são vegetarianos, segundo pesquisa de 2018 do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o salto surpreendente no número de pessoas que excluem alimentos de origem animal de seu cardápio reflete tendências mundiais consolidadas de busca por uma alimentação mais saudável, sustentável e ética.

O crescimento no número de pessoas que opta por excluir as carnes e derivados do cardápio, ou reduzir seu consumo, é impulsionado pela preocupação crescente da população com os impactos dos hábitos de consumo.

“Este tema inovador não é apenas uma celebração do vegetarianismo, mas sim um convite à reflexão sobre nossas escolhas alimentares e o impacto que elas têm no mundo ao nosso redor. Ao aderir à revolução vegetariana, estamos não apenas transformando nossos pratos, mas também contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente”, comenta Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.

A edição tem um recorde de restaurantes participantes, com 13 estreantes: Balkan Rooftop, Black Sushi Rooftop, Camarada Camarão – Goiânia Shopping, Casa Da Dona Clara Bistrô, Cervejaria Dona Lupulina, Forneria 1121, Grano Cucina Italiana, Lou Bistrô, Restaurante Ipê – Castro´s Park Hotel, Salla Coquetel & Co., Sax Coffee & More – Somos, Studio Burger e Temaki Fry.

A 6ª edição do Goiânia Restaurant Week conta, ainda, com a participação do 1929 Trattoria Moderna, Viela Gastronômica, Bianco Ristorantino, Biere du Parc, Botelli, Cheesehouse (Setor Marista), Enttres Cocina de Mezcla, Famu, Grá Bistrô | Grá Rooftop, Hattori Sabores do Japão, Itadaku Sushi Fusion, Íz Por Ian Baiocchi, Juá Restaurante, Las Nenas Restaurante, Pop Coffee, Sax Coffee & More, Sky Gurume, Spotta e Zimbro Cocktails & Co.

O festival terá três opções de menus: Tradicional por R$ 54,90 no almoço e R$ 69,90 no jantar; Plus por R$ 68,90 no almoço e R$ 89,90 no jantar; e o Premium por R$ 89,00 no almoço e R$ 109 no jantar. As opções incluem entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo.

“A referência dos preços fixos é capaz de proporcionar uma ideia de qual valor será gasto e isso faz com que os consumidores não tenham uma experiência negativa ao pagar a conta. Assim já conseguem se organizar e definir o que irão beber. Isso faz com que o desfrute seja ainda melhor e que os clientes realmente curtam aquele momento que estão vivendo”, afirma Fernando Reis.

O idealizador comenta a grande expectativa que possui em relação a 6ª edição do festival em Goiânia.

“Com certeza o público pode esperar uma qualidade superior à última edição, principalmente em relação a variedade dos pratos e também dos restaurantes. Os pratos estarão mais elaborados e os consumidores com o paladar mais maduro, buscando de fato experimentar novos sabores da gastronomia”, reforça.

Harmonização com vinhos

Os menus servidos durante o festival ainda poderão ganhar uma harmonização com os vinhos da Del Maipo Wines and Gourmet. Serão apresentados rótulos de países diferentes, como França, Itália, Portugal, Espanha, Hungria, Japão, Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. Diretor Comercial da Del Maipo, Bernardo Avelar explica que o objetivo é disponibilizar todo o portfólio da distribuidora.

“A Restaurant Week é de grande importância para o mercado. A visão dos restaurantes possibilita atrair clientes novos, movimento e o faturamento, que é o que mais os restaurantes buscam. Já para o cliente, o evento possibilita uma experiência diferente de conhecer um restaurante que, às vezes, não teria a oportunidade de conhecer fora da Restaurant Week. Então, acho que vem para somar tanto para o restaurante quanto para o público final”, destaca Bernardo Avelar.

A Del Maipo é uma importadora especializada em distribuir vinhos e experiências sofisticadas para os amantes da bebida. A empresa trabalha com marcas e safras de países diferentes. Além da distribuição de rótulos exclusivos, a Del Maipo oferece personalização de cartas para estabelecimentos, treinamento com sommelier, entre outras vantagens, com o propósito de levar aos apreciadores do vinho as melhores escolhas e experiências.

Viés transformador

Além de estimular o mercado gastronômico, a Goiânia Restaurant Week também mira a transformação social. A cada menu vendido durante o festival, será estimulada a doação de R$ 2 para a Vila São Cottolengo. A doação pode ser feita diretamente para a instituição por meio das informações no cardápio disponibilizado nas mesas dos restaurantes participantes.

A Goiânia Restaurant Week é uma realização da Brasil Restaurant Week e conta com o patrocínio da We Super OOH, harmonização da Del Maipo Wines and Gourmet e apoio do Jornal Metrópoles, Remídia, Goiânia Convention & Visitors Bureau e Câmara de Dirigentes Lojistas Goiânia (CDL Goiânia).

Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Tem por objetivo criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico em período de baixa sazonalidade.

Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

Restaurantes participantes da 6ª Edição Goiânia Restaurant Week:

  1. 1929 Trattoria Moderna – @1929trattoria
  2. A Casa Bairrada – @acasabairrada
  3. Bianco Ristorantino – @biancoristorantino
  4. Biere du Parc – @biereduparc
  5. Balkan Rooftop – @rooftopbalkan
  6. Botelli – @botellirestaurante
  7. Black Sushi Rooftop – @blacksushirooftop
  8. Camarada Camarão Goiânia Shopping – @camaradacamaraogoiania
  9. Casa Baru Adega e Mercado – @casabaru.go
  10. Casa Da Dona Clara Bistrô – @casadadonaclara
  11. Cheesehouse Restaurante – Setor Marista – @cheesehousebr
  12. Casa Portuguesa – @casaportuguesa.go
  13. Cervejaria Dona Lupulina – @donalupulina
  14. Entrres Cocina de Mezcla – @enttrescocina
  15. Fāmu – @famurestaurante
  16. Forneria 1121 – @forneria1121gyn
  17. Grá Bistrô – @grabistro
  18. Grano Cucina Italiana – @granocucina
  19. Hattori Sabores do Japão – @hattorirestaurante
  20. Itadaku Sushi Fusion – @itadakusushi
  21. Íz Por Ian Baiocchi – @izrestaurante
  22. Juá – @restaurantejua
  23. Kanpai Blue – @kanpaiblue
  24. Las Nenas Restaurante – @lasnenasrestaurante
  25. Lou Bistrô – @loubistro
  26. Madalena Gastrobar – @madalenagastrobar
  27. Paradiso Caffe – Vaca Brava – @paradiso.caffe
  28. Pop Coffee Bistrô – Marista – @popcoffeegoiania
  29. Pop Coffee – Buena Vista – @popcoffeegoiania
  30. Restaurante Ipê – Castro´s Park Hotel – @ipecastros
  31. Risotteria Chef Brunna Pollazzon – @risotteriachefbrunnapollazzon
  32. Salla Coquetel & Co – @salla.go
  33. Sax Coffee & More – @sax_coffee
  34. Sax Coffee & More – Sommos – @sax_coffee
  35. Spotta – @experienciaspotta
  36. Studio Burger – @studio.burger
  37. Temaki Fry – @temakifry_gyn
  38. Viela Gastronômica – @vielagastronomica
  39. Zimbro Cocktail & Co – @zimbrobar

    SERVIÇO | 6ª Goiânia Restaurant Week

    Quando: 20 de setembro a 20 de outubro de 2024
    Restaurantes participantes e menus disponíveis no site: restaurantweek.com.br
    Redes sociais: @restaurantweekbrasil

    📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

    Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookBlueskyInstagram Threads

    Vinicius Martins

    Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Botão Voltar ao topo