Goiano faz sucesso na internet ao preparar pamonha diante da Torre Eiffel, em Paris
Em vídeo, empresário mostrou todo o processo de preparo da iguaria tipicamente goiana em frente ao monumento francês
Que a pamonha é uma das iguarias prediletas dos goianos, ninguém pode negar. A paixão é tanta que Goiás tem até um dia próprio para celebrar o alimento, o Dia Estadual da Pamonha Goiana, instituido por lei para ser comemorado anualmente em 3 de fevereiro. Mas o empresário Arthur Gouveia, da Pamonha 85, foi além e decidiu romper as fronteiras para apresentar o produto a outros públicos. Em um vídeo, publicado no perfil oficial do estabelecimento, ele prepara pamonhas diante da Torre Eiffel, cartão postal de Paris.
“Você desistiu de comer croissant em Paris, e agora só quer ir comer pamonha”, diz a legenda da publicação no Instagram que, até o momento em que esta reportagem foi produzida, acumulava mais de 432 mil visualizações. Para produzir as pamonhas na capital francesa, Arthur montou uma pequena estrutura, com mesa e um mini fogão.
Ao som do clássico sertanejo ‘Faz Mais uma Vez Comigo’, da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, o empresário mostrou todo o processo de preparo das pamonhas no local, desde o milho sendo descascado e ralado até a produção da massa, o recheio com queijo e linguiça e o cozimento, já dentro da palha. No final da gravação, ele mostra orgulhoso o resultado e comemora o sabor e a textura do produto tipicamente goiano.
Veja o vídeo:
A postagem teve ampla repercussão entre os seguidores da pamonharia. “O goiano sai do Goiás, mas o Goiás não sai do goiano. O amor pela pamonha é sem fronteiras”, afirmou uma internauta. “Aí dou valor, quem sabe faz em qualquer lugar”, diz outro comentário.
Fundada em 1998 e bastante conhecida em Goiânia, a Pamonha 85 atualmente conta com sete lojas na Capital. Além das tradicionais pamonhas de sal, de doce, à moda e assadas, a casa tem sabores especiais, como pamonha de costela e frango caipira. O cardápio traz ainda outras delícias do milho, como bolinho frito, chica doida, caldos e sobremesas como curau, canjica e até arroz doce.
📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Bluesky, Instagram e Threads