Obra de restauração do Coreto da Praça Cívica, em Goiânia, é concluída; confira fotos
Monumento histórico do acervo art déco da capital foi completamente revitalizado. E a FACTUAL esteve lá para registrar
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu na última quinta-feira (7), a obra de restauração do Coreto da Praça Cívica, em Goiânia. Considerado o exemplar mais representativo do conjunto tombado art déco da capital, o local deverá voltar a ser ponto de encontro e contemplação para moradores e turistas após a pandemia do novo coronavírus.
A revitalização do monumento foi anunciada no ano passado, após autorização do prefeito Iris Rezende e as obras começaram no segundo semestre de 2019. Em 2017, a Factual fotografou o estado de deterioração do Coreto.
Palco de diversas manifestações, o Coreto da Praça Cívica foi inaugurado em 1942, mesmo ano do batismo cultural de Goiânia. É uma importante construção da paisagem do Centro Histórico da cidade e se destaca pela riqueza dos detalhes e do acabamento, com composição simétrica, laje plana e elementos que também remetem ao ecletismo arquitetônico.
A restauração buscou valorizar o estilo art déco, com a recuperação integral da laje, dos pisos, bancos em granitina, revestimentos de pedra portuguesa na área externa, restauração do reboco, dos adornos e elementos decorativos, da recomposição de luminárias, paisagismo, execução de calçada acessível e pintura.
A intervenção foi realizada de forma a garantir a integridade e arquitetura do edifício. Além do Coreto da Praça Cívica, a Torre do Relógio da Avenida Goiás também passa por reformas. No total, foram investidos R$ 461 mil nas duas obras.
Tanto o Coreto quanto a Torre do Relógio são bens de propriedade e gestão da Prefeitura de Goiânia e fazem parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Goiânia, reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Confira como ficou o Coreto da Praça Cívica após a restauração:
Fotos: Vinicius Martins/Revista Factual
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.