Goiânia

Após 9 anos, obras do BRT entram em fase de ajustes finais com entrega prevista para julho de 2024

Anúncio foi feito após a conclusão da construção das 31 plataformas do trecho 2. Previsão inicial era que o corredor começasse a operar em 2020

O BRT Norte-Sul, cujas obras tiveram início há 9 anos, em 2015, deve entrar em operação até julho deste ano. A informação foi divulgada nesta terça-feira (2/4) pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Inicialmente, a entrega da obra de mobilidade urbana estava prevista para 2020, mas uma série de contratempos resultou em severos atrasos.

Segundo a administração municipal, em 2021, no início da gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), a finalização do corredor foi eleita como uma das prioridades. Desde então, foram executadas mais de 30% das obras, além da inauguração de três terminais.

“Encaramos os impasses, resolvemos inconsistências do projeto original e estamos trabalhando para a conclusão dessa grande obra desde o início de nossa gestão. Esta administração ficará marcada na história como aquela que entregou o BRT em execução, transformando a realidade de Goiânia para melhor”, afirmou o prefeito.

Denes Pereira, secretário de Infraestrutura Urbana, apontou que a gestão enfrentou problemas que afetaram o planejamento e causaram mais atrasos na obra.

“Esta obra, de concepção em 2015, já era para ter sido entregue há 3, 4 anos. Mas infelizmente havia vários problemas no projeto. Tivemos problemas também na área ambiental, e no próprio Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], porque essa obra passa onde há tombamento, e isso a atrasou em muitas situações. Além da pandemia, quando faltaram insumos e mão de obra”, explicou o secretário.

As equipes de Infraestrutura Urbana já concluíram a construção das 31 plataformas do trecho 2 do BRT. Os trabalhos estão em fase de ajustes finais. O BRT deve beneficiar mais de 150 mil cidadãos mensalmente, proporcionando agilidade e maior fluidez no trânsito.

Investimentos

De acordo com a Prefeitura, foram investidos mais de R$ 246 milhões no transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana ao longo dos últimos 21 meses.

Os recursos foram destinados para melhorias no sistema, como aquisição de 150 ônibus elétricos, que irão integrar a rede até o final de 2024. Ao todo, 83 serão destinados para o Eixo Anhanguera e 67 vão para o BRT.

Em 2023, como parte do compromisso de conclusão do BRT, a atual administração também entregou para o transporte coletivo metropolitano de Goiânia os terminais Paulo Garcia, na Avenida Goiás Norte, ao lado da Rodoviária de Goiânia, e Hailé Pinheiro, na Avenida Goiás Norte, próximo ao encontro com a Perimetral Norte. O novo Terminal Isidória, que recebeu investimentos de R$ 19,5 milhões, já havia sido entregue pelo prefeito Rogério Cruz em 2022.

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Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

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