Goiânia

Mabel lança Programa de Desobstrução de Vias Arteriais com corredor piloto na Avenida Jamel Cecílio, em Goiânia

Prefeitura pretende desobstruir 100 km de vias em 10 corredores prioritários já nos primeiros 100 dias, incluindo as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10

A Avenida Jamel Cecílio será o corredor piloto do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, lançado nesta quinta-feira (2/1) pelo prefeito Sandro Mabel (União Brasil). A iniciativa marca o início de um conjunto de intervenções para melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte coletivo em Goiânia.

O programa prevê a expansão para 250 quilômetros de vias ao longo de 18 meses. O prefeito destacou que o projeto faz parte de uma política pública moderna e integrada.

“Queremos uma cidade mais fluida, com transporte público eficiente, respeito aos motociclistas e prioridade para pedestres e ciclistas”, afirmou.

Nos primeiros 100 dias, a prefeitura pretende desobstruir 100 quilômetros de vias em 10 corredores prioritários, incluindo as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10. O projeto integra a política de Nova Mobilidade, que visa reorganizar o fluxo viário, reduzir congestionamentos e promover um transporte mais eficiente.

A Avenida Jamel Cecílio foi escolhida como o primeiro trecho a receber intervenções devido ao alto volume de tráfego e à sua relevância estratégica, conectando o Flamboyant Shopping à Avenida 85.

O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, explicou que o planejamento prevê intervenções em vias prioritárias nos primeiros três meses de governo.

“Escolhemos os corredores com maior fluxo com base na hierarquia viária. Estudos indicam que a velocidade média no corredor Jamel Cecílio é de apenas 15,2 km/h nos horários de pico, o que exige ações imediatas”, destacou.

Na Avenida Jamel Cecílio, as obras contemplam 14 trechos críticos ao longo de 4,4 km. Entre as medidas estão:

  • Implantação de uma terceira faixa;
  • Ajustes na geometria viária;
  • Reprogramação dos tempos semafóricos;
  • Remoção de semáforos redundantes e obstáculos, como caçambas e tachões;
  • Restrição de estacionamentos;
  • Sinalização para conversões livres à direita;
  • Modernização da sinalização horizontal e vertical.

A expectativa é reduzir os congestionamentos em 30% e elevar a velocidade média para 20 km/h, promovendo maior eficiência nos deslocamentos e no transporte coletivo. As intervenções serão acompanhadas por avanços tecnológicos, como a modernização do sistema semafórico com equipamentos inteligentes, implantação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), monitoramento por câmeras e reforço na segurança viária.

Além disso, o prefeito reforçou que a prioridade será o transporte coletivo.

“Vamos implementar semáforos eletrônicos inteligentes que priorizam os ônibus. No corredor do BRT Norte-Sul, por exemplo, o sistema permitirá que os ônibus atravessem os cruzamentos sem paradas desnecessárias, reduzindo o tempo de viagem e melhorando o conforto dos usuários”, explicou.

Mabel também destacou outra promessa de campanha: permitir que motocicletas utilizem os corredores de ônibus. A medida deve começar na próxima segunda-feira (6/1) em pontos estratégicos da cidade. Para os próximos meses, está prevista ainda a implementação de mais conversões livres à direita, ampliando a fluidez no trânsito.

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Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

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