Goiânia

Prefeitura de Goiânia começa a implantar conversão à direita no trânsito; confira pontos

Primeiras intervenções ocorrerão a partir de terça-feira (14/1), em quatro cruzamentos de um total de 15 pontos já mapeados

A Prefeitura de Goiânia começará a implantar a conversão à direita em cruzamentos da Capital a partir desta terça-feira (14/1). As intervenções ocorrerão em quatro cruzamentos de um total de 15 já mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET). O objetivo é dar maior fluidez e evitar retenções no trânsito.

Os primeiros pontos já definidos estão localizados no cruzamento da Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América; Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; Avenida Independência com a Rua do Contorno, no Centro; e na Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico.

A conversão à direita é uma das inovações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), previstas na Lei nº 14.071/20, que possibilita ao condutor fazer a manobra mesmo diante de sinal vermelho do semáforo. Para tanto, é necessário que haja sinalização específica no local da mudança, para dar segurança tanto ao motorista como aos pedestres.

A conversão à direita já foi implantada nos cruzamentos da Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; Avenida Perimetral com a Avenida Noroeste, no Jardim Nova Esperança; e na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.

Para melhor adaptação dos motoristas e certificar a segurança dos pedestres, equipes da Secretaria de Engenharia de Trânsito estarão nos cruzamentos nos primeiros 30 dias de implantação.

De acordo com a SET, a identificação dos cruzamentos com perfil para a direita livre se deu após estudos de tráfego, que avaliaram as condições de trânsito da capital. Além do cumprimento rigoroso das leis de trânsito, como a velocidade máxima permitida pela via, os motoristas deverão ter atenção às demais normas para permanência da direita livre.

“Nos cruzamentos onde a conversão à direita é permitida, a preferência é do pedestre. Por isso, é necessário que os motoristas reduzam a velocidade durante a conversão para evitar acidentes. Além disso, é importante se atentar aos sinais luminosos, não obstruir ou impedir a passagem do trânsito transversal e se atentar para a travessia de ciclistas”, pontuou o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu.

Compromisso de campanha do prefeito Sandro Mabel (União Brasil) durante a campanha eleitoral, a conversão à direita, segundo ele, melhora o fluxo de veículos nas vias, com baixo investimento e com resultados positivos já comprovados em locais em que o sistema já foi implantado. O prefeito assegura que todos os pontos serão sinalizados com placas indicativas específicas, de fácil visualização, além da realização de campanhas educativas.

A SET informa que o pedestre tem prioridade. Por isso, há previsão de campanhas de conscientização, educação e fiscalização no trânsito para respeito à faixa de pedestres e proteção aos deslocamentos a pé em toda a cidade.

“Na Nova Mobilidade, estamos estudando os cruzamentos mais adequados a esse tipo de conversão livre à direita, sem perder o foco na segurança dos pedestres, mas ao mesmo tempo reduzindo o tempo parado de forma desnecessária para os veículos no trânsito. Essa ação reflete a necessidade de evolução de consciência de uma cidade em crescimento, como Goiânia, promovendo um trânsito mais organizado e seguro para todos”, explicou o prefeito.

Confira os pontos mapeados pela SET para implantação da conversão à direita em Goiânia:

  • Avenida T-7 com a Avenida C-4;
  • Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins;
  • Avenida Independência com a Rua do Contorno;
  • Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015;
  • Avenida Milão com a Rua das Orquídeas;
  • Avenida T-9 com a Rua Flemington;
  • Avenida T-9 com Avenida Afonso Pena;
  • Avenida Rio Verde com Avenida Antônio Fidelis;
  • Avenida T-4 com Avenida Rui Barbosa;
  • Praça Santos com Avenida C-206;
  • Avenida Independência com Rua 6-A;
  • Avenida Portugal com Avenida T-8;
  • Avenida Marechal Rondon com Avenida Rio Branco;
  • Rua do Chumbo com Rua Cariri;
  • Avenida Dom Emanuel com Rua do Cristal.

As mudanças integram o Novo Plano de Mobilidade de Goiânia, que visa reorganizar o fluxo viário, reduzir congestionamentos e promover um transporte mais eficiente.

Outras intervenções

No dia 2 de janeiro, Sandro Mabel lançou o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, tendo como corredor piloto a Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. No ato, o prefeito participou da retirada do semáforo no cruzamento da Jamel Cecílio com a Rua PL-4.

O programa prevê a expansão para 250 quilômetros de vias ao longo de 18 meses, dentro de uma política pública moderna e integrada. O objetivo da prefeitura é desobstruir 100 quilômetros de vias em 10 corredores prioritários, incluindo as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10.

Também foi liberada a circulação de motos em corredores de ônibus, medida que está em operação desde o dia 6 de janeiro. O trânsito de motociclistas nas faixas exclusivas de ônibus está permitido nas avenidas 85, T-63, T-9, T-7/Assis Chateaubriand e Universitária/Rua 10.

A permissão prevê regras rigorosas, como a proibição de embarque e desembarque de passageiros nos corredores de ônibus. Já a entrada nos corredores só será permitida em faixas seccionadas ou cruzamentos.

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Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

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