Goiânia

Audiência pública discute novo plano de Mobilidade de Goiânia nesta terça-feira (18/2)

Marcada para às 13 horas, na Câmara Municipal, audiência contará com a participação de representantes de entidades civis, especialistas em mobilidade urbana e demais interessados no tema

As mudanças propostas pelo novo plano de Mobilidade da Capital serão discutidas em audiência pública marcada para esta terça-feira (18/2), às 13 horas, no Plenário Vereador Trajano Guimarães, da Câmara Municipal de Goiânia. Promovida pela vereadora Kátia (PT), a iniciativa é uma resposta às diversas manifestações contrárias à eliminação de vagas de estacionamento nas vias arteriais para a implantação de uma terceira faixa de circulação de veículos, feitas por entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Goiânia) e o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas Goiás).

“A mobilidade urbana deve ser planejada de forma a beneficiar toda a população, garantindo fluidez no trânsito sem prejudicar comerciantes e trabalhadores. É fundamental que a prefeitura ouça as preocupações de quem vive a realidade dessas mudanças diariamente”, afirma a vereadora.

Entre as preocupações expressadas pelos lojistas, estão a dificuldade de acesso às empresas, o que provocaria queda nas vendas e no faturamento, além do risco de desabastecimento, ocasionado pela falta de permissão para que os caminhões estacionem e façam a descarga das mercadorias enviadas pelos fornecedores. Esse fator, na visão do sindicato que representa a categoria, prejudicará toda a logística de funcionamento das lojas.

O Sindilojas Goiás avalia que a Capital precisa, sim, de intervenções no trânsito para melhorar a mobilidade, mas que decisões como essas devem considerar as necessidades do comércio, principalmente, das lojas de rua.

Durante a audiência, outras medidas da prefeitura também serão debatidas, como a circulação de motocicletas nos corredores de ônibus e a liberação da conversão à direita em determinados cruzamentos.

A presença de Tarcísio Abreu, secretário de Engenharia de Trânsito, está confirmada. O objetivo é garantir um espaço de diálogo entre o poder público, comerciantes, representantes do setor produtivo e a população.

A audiência será aberta ao público e contará com a participação de representantes de entidades civis, especialistas em mobilidade urbana e demais interessados no tema.

Plano Nova Mobilidade

Intitulado pela Prefeitura de Goiânia de Plano Nova Mobilidade, o projeto, lançado no último dia 7 de fevereiro, prevê a desobstrução de 100 quilômetros de vias arteriais e tem foco inicial em 10 vias da cidade: Avenida Jamel Cecílio / Avenida 136, Corredores do Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, Avenida 24 de Outubro, Avenida Independência, Avenida Castelo Branco, Avenida Mangalô, 5ª Avenida, Avenida São Francisco, Avenida 85 e Avenida T-10.

Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), as mudanças visam melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte coletivo. O programa prevê, ainda, a revisão de tempos semafóricos, sinalização de conversão livre à direita, restrição de estacionamento em áreas críticas, regulação de operações de carga e descarga, ajustes geométricos em cruzamentos, melhoria na sinalização horizontal e vertical, implantação de faixas exclusivas para ônibus, ampliação do número de faixas de tráfego e intensificação da fiscalização dos condutores infratores.

De acordo com a SET, também está prevista a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), além da implantação de um Projeto Piloto de Estacionamento Rotativo Digital e o lançamento do Sistema de Bike Compartilhada.

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Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

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