Confira a programação em celebração aos 100 anos do movimento Art Déco em Goiânia
Calendário de festividades em comemoração ao centenário do estilo arquitetônico será histórico e diversificado ao longo do ano

O Art Déco, movimento europeu dos anos 1920 e 1930 que marcou arquitetura, design, moda, pintura e cinema, completa 100 anos em 2025. Com 22 edifícios e monumentos, Goiânia é considerada a Capital brasileira desse estilo arquitetônico moderno e uma das mais importantes do mundo.
Para celebrar o início das festividades do centenário do movimento, a Capital recebeu, no último dia 15 de maio, o pré-lançamento da 8ª edição do Goiânia Art Déco Festival. Organizada pelo produtor cultural e guia de turismo especializado em Art Déco, Gutto Lemes, a programação será histórica e diversificada ao longo do ano.
Gutto Lemes explica que o Art Déco, muito mais do que um estilo arquitetônico, é um movimento que moldou a identidade de Goiânia.
“Preservar e celebrar esse legado é fundamental para mantermos viva a nossa história e para as futuras gerações conhecerem a riqueza do nosso patrimônio”, ressalta.
A iniciativa conta com a parceria do Ibis Styles Goiânia Shopping Estação, Shopping Estação Goiânia, Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmara Municipal de Goiânia, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Goiás e do Clube do Automóvel Antigo de Goiás.
+ LEIA TAMBÉM: Goiânia celebra 100 anos do Art Déco com eventos culturais e educativos
Programação
Está agendado para o dia 22 de maio um city tour para apresentar o patrimônio Art Déco às recepcionistas da rede hoteleira. Em 5 de julho, será realizada a primeira Corrida Art Déco em Goiás, com trajeto de 5 km, passando por monumentos tombados.
“Será a corrida pela rota mais charmosa de Goiânia”, define o vereador Sanches da Federal (PP), apoiador da iniciativa.
Ainda fazem parte da programação um walking tour pelo centro histórico da Capital e bate-papo sobre literatura ligada ao Art Déco com degustação de vinhos, ambos no dia 23 de agosto; exposição de carros antigos; lançamento do curta metragem ‘União em Art Déco’, dos produtores Ivan Tracz e Marília França, que vem da cidade de União da Vitória, no Paraná, além de palestras temáticas e o lançamento do livro ‘Beagá Déco’, de Fernanda Goulart, professora de design Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em agosto, também ocorrerá o Circuito Gastronômico Art Déco com pratos inspirados no movimento. O restaurante Fio da Meada, atrelado ao Ibis Styles Goiânia Shopping Estação, irá participar do circuito e já desenvolveu o prato. Batizado como ‘Carne Serenada da Cidade Nova’, o prato leva um generoso pedaço de carne serenada bovina, assada lentamente, e servido sobre um leito de purê de cabotiá amanteigado com crisps de taiobá.
“Este prato resgata a tradição sertaneja de assar carnes por longas horas, combinando a rusticidade da carne serenada com a suavidade do purê de cabotiá e a crocância da taiobá. A cabotiá, ingrediente comum em Goiás, ganha um toque refinado com manteiga, enquanto a taiobá, com sua originalidade e técnicas gastronômicas modernas, une o rústico ao elegante”, ressalta o chef de cozinha à frente do restaurante, André Marques.
De acordo com Marília Oliveira, gerente do Ibis Styles Goiânia Shopping Estação, o Art Déco está intrinsecamente ligado à história de Goiânia.
“O hotel tem orgulho de apoiar este festival, porque acreditamos no potencial do turismo gastronômico e cultural da cidade. A arte e a cultura são pilares fundamentais para o desenvolvimento da nossa Capital, e estamos comprometidos em oferecer espaços para que elas floresçam”, destaca.
📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Bluesky, Instagram e Threads