Goiânia

Redondo da Araguaia: prédio abandonado há 30 anos no Centro de Goiânia terá obra retomada

Proprietários começaram a adotar medidas para reforçar a segurança após reclamações sobre ocupações irregulares. Imóvel deverá receber apartamentos para locação pelo Airbnb

O prédio popularmente conhecido como ‘Redondo da Araguaia’, localizado na Avenida Araguaia, esquina com a Rua 2, no Centro de Goiânia, terá a obra retomada. O anúncio foi feito pelo prefeito Sandro Mabel (União Brasil) na manhã de terça-feira (20/10). Tido como um dos problemas antigos da Região Central da cidade, o imóvel estava abandonado há mais de 30 anos e vinha causando preocupação a moradores e frequentadores devido às condições de segurança e ocupações irregulares.

Segundo Mabel, um novo grupo de proprietários pretende investir no prédio, que deverá receber apartamentos para locação por meio da plataforma Airbnb. O prefeito afirmou que laudos técnicos atestam as boas condições da estrutura do imóvel.

“Serão construídos apartamentos para locação na plataforma Airbnb. Isso vai ser muito bom para o Centro. Temos laudos que atestam que a estrutura do prédio é muito boa. Muito bem construído. Então, será muito bom”, disse.

Mabel também afirmou que pretende intensificar a fiscalização de outros imóveis abandonados em situação semelhante. Como exemplo, citou o prédio na esquina da Avenida Assis Chateaubriand com a Avenida Portugal, no Setor Oeste.

“Vamos fazer esse tipo de tratativa em todos os prédios que estão nesta mesma situação”, afirmou.

Os proprietários adotarão medidas de segurança, conservação e higiene do local.

“Tomamos medidas para garantir a segurança e os donos ficaram de reforçar os muros, instalar portões, colocar concertinas para impedir novas invasões e aumentar a segurança no local”, afirmou Mabel.

O secretário municipal de Eficiência, Fernando Peternella, ressaltou que a secretaria autuou os antigos responsáveis pelas condições atuais do imóvel.

“Já autuamos os proprietários duas vezes por não tomarem providências para garantir a segurança do local. Agora esse problema será resolvido”, disse.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) também realizaram ações no local para verificar a situação das pessoas que ocupavam o prédio e oferecer encaminhamentos para programas, serviços e benefícios da rede socioassistencial do município.

A retomada das obras do imóvel ocorre em meio às ações para estimular a ocupação residencial do Centro. Mabel informou que o programa Venha Morar no Centro está em fase final de regulamentação e que ainda são necessárias providências para viabilizar sua execução.

Moradora do Centro, Sílvia Cristina de Lima disse estar aliviada com as medidas adotadas no prédio.

“Estou aliviada com o início da obra. Já retiraram o pessoal que morava no local e agora estão derrubando esse muro de madeira e já vão fazer um muro seguro. Aprovo demais a ação da prefeitura em revitalizar o Centro”, afirmou.

ícone Whatsapp

Receba notícias em tempo real direto no seu celular

Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

ícone Factual

✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Bluesky, Instagram e Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo