Donald Trump, de 78 anos, foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos nas eleições presidenciais de 2024. O republicano retorna à Casa Branca após vencer a candidata democrata Kamala Harris, de 60 anos.
O anúncio oficial da vitória ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (6/11), quando Trump alcançou 277 delegados contra 224 de Kamala, de acordo com a Associated Press (AP). Para ser eleito no Colégio Eleitoral, o candidato precisa obter votos de 270 dos 538 delegados, conforme o sistema eleitoral americano. A apuração ainda está em curso.
Estados como Pensilvânia, Carolina do Norte, Geórgia e Wisconsin foram determinantes para o resultado. Conhecidos como swing states, os ‘Estados-pêndulo’ contam com 93 delegados e são decisivos para a vitória de um candidato.
Além dos quatro já citados anteriormente, os swing states contam ainda com Michigan, Arizona e Nevada, totalizando sete Estados.
Em novembro de 2016, Trump venceu a então candidata democrata Hillary Clinton e se tornou o 45º POTUS, sigla para President of the United States, ou presidente dos Estados Unidos, em tradução literal. A posse para o primeiro mandato ocorreu no dia 20 de janeiro de 2017.
Este será o segundo mandato de Donald Trump, que retorna ao posto 4 anos após ser derrotado pelo atual presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, de 81 anos, que chegou a se lançar para a disputa deste ano, mas desistiu de tentar à reeleição e indicou a vice-presidente, Kamala Harris, como sua substituta no pleito.
Quando perdeu para Biden, em 2020, o então presidente contestou o resultado das urnas e espalhou teorias da conspiração sobre fraude na votação. No dia 6 de janeiro de 2021, insuflados por essas insinuações, apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, sede do Poder Legislativo americano localizada na capital do país, Washington, em uma tentativa de golpe. As supostas fraudes nunca foram comprovadas.
A posse de Donald Trump para o seu segundo mandato será no dia 20 de janeiro de 2025. Ele governará junto a um Senado que formou maioria republicana, com 52 assentos garantidos até o momento.
Perfil de Donald Trump
Donald John Trump nasceu em 14 de junho de 1946, em Nova York. É empresário e tem um patrimônio estimado em US$ 6 bilhões (R$ 34,75 bilhões na conversão atual), de acordo com a Forbes, oriundo do ramo imobiliário, entre outras atividades.
Teve três filhos com a primeira esposa, Ivana Trump (1949-2022): Donald Jr., Ivanka e Eric. O casal se divorciou ainda na década de 1990, após 13 anos de casamento.
Do segundo casamento, com a atriz e modelo Marla Maples, nasceu a quarta filha, Tiffany Trump. E com a atual esposa, a ex-modelo Melania Trump, nasceu o quinto filho, o caçula Barron Trump. O presidente eleito americano tem 10 netos.
Repercussão
Lideranças mundiais parabenizaram Donald Trump pela vitória. Na rede social X, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou em mensagem ao novo presidente dos EUA que a democracia é a voz do povo e deve ser sempre respeitada.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula.
Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo…
— Lula (@LulaOficial) November 6, 2024
Com um texto em inglês e português, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de primeira hora de Trump, também parabenizou o presidente eleito, a quem se referiu como “verdadeiro guerreiro”.
“Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer. Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à Presidência da República dos Estados Unidos da América para completar sua missão: restaurar a grandeza de sua nação, proteger os interesses de seu povo e trabalhar por um mundo mais livre e com mais paz e tranquilidade”, publicou Bolsonaro.
– Today, we witness the resurgence of a true warrior. A man who, even after facing a brutal electoral process in 2020 and an unjustifiable judicial persecution, has risen again, as few in history have managed to do.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 6, 2024
– Against all oposition from globalists and the deep state,…
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou uma mensagem parabenizando Trump pela vitória nas eleições e afirmou esperar uma cooperação política e econômica entre os países.
“Esperamos uma era de Estados Unidos da América fortes sob a liderança decisiva do Presidente Trump. Contamos com o apoio bipartidário forte e contínuo para a Ucrânia nos Estados Unidos. Estamos interessados em desenvolver cooperação política e econômica mutuamente benéfica que beneficiará ambas as nossas nações. A Ucrânia, como uma das potências militares mais fortes da Europa, está comprometida em garantir paz e segurança de longo prazo na Europa e na comunidade transatlântica com o apoio de nossos aliados”, disse Zelensky.
Congratulations to @realDonaldTrump on his impressive election victory!
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 6, 2024
I recall our great meeting with President Trump back in September, when we discussed in detail the Ukraine-U.S. strategic partnership, the Victory Plan, and ways to put an end to Russian aggression against…
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parabenizou Donald e Melania Trump pelo que classificou como o “maior retorno da história”.
“Parabéns pelo maior retorno da história! Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso compromisso com a grande aliança entre Israel e a América. Esta é uma grande vitória”, escreveu Netanyahu.
Dear Donald and Melania Trump,
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) November 6, 2024
Congratulations on history’s greatest comeback!
Your historic return to the White House offers a new beginning for America and a powerful recommitment to the great alliance between Israel and America.
This is a huge victory!
In true friendship,… pic.twitter.com/B54NSo2BMA
O presidente da Argentina, Javier Milei, também se pronunciou em mensagem à Trump.
“Donald Trump, parabéns pela sua formidável vitória eleitoral. Agora, faça a América grande novamente. Você sabe que pode contar com a Argentina para executar sua tarefa. Sucesso e bênçãos”, publicou Milei.
.@realDonaldTrump congratulations on your formidable electoral victory.
— Javier Milei (@JMilei) November 6, 2024
Now, Make America Great Again. You know that You can count on Argentina to carry out your task.
Success and blessings.
Best regards,
Javier Milei ( @JMilei ) pic.twitter.com/gpOPYlxj7u
📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Bluesky, Instagram e Threads