
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost é o novo papa da Igreja Católica. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, em Roma, às 13h08 (horário de Brasília, 18h08 na hora local) desta quinta-feira (8/5), indicando que o conclave, que estava no seu segundo dia, já tinha um consenso sobre a escolha do sumo pontífice, sucessor do Papa Francisco, que morreu no último dia 21 de abril, aos 88 anos.
Milhares de pessoas se reuniram na Praça de São Pedro para o anúncio oficial, que ocorreu cerca de 1 hora depois. O cardeal protodiácono Dominique Mamberti se dirigiu à sacada da Basílica, onde declarou a célebre e aguardada frase em latim: “Habemus papam”.
O conclave começou nesta quarta-feira (7/5) e reuniu 133 cardeais de diversos países. O escolhido, Robert Prevost, tem 69 anos, e passa agora a ser chamado de Papa Leão XIV (Leone XIV).
Ele é o 267º papa da história da Igreja Católica Apostólica Romana. É, ainda, o primeiro pontífice americano, mas também possui cidadania peruana, por sua atuação missionária no Peru, onde foi nomeado bispo em 2015.
Em seu discurso, Papa Leão XIV, que se declarou filho de Santo Agostinho e, portanto, agostiniano, agradeceu aos cardeais que participaram do conclave. O pontífice também homenageou o seu antecessor, Papa Francisco e falou ao povo da necessidade de que a igreja seja missionária e construa pontes e diálogos.
Repercussão
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagem destinada ao Papa Leão XIV. Leia na íntegra a seguir:
Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a Sua Santidade, o Papa Leão XIV
Santo Padre,
Com profunda alegria e gratidão a Deus, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirige-se a Vossa Santidade para expressar nossa saudação e nossa unidade pela sua eleição como Bispo de Roma, Sucessor de Pedro e Pastor Universal da Igreja.
O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto. Foram dias intensos de oração, em que todas as nossas comunidades se uniram para rezar pelo sufrágio da alma do Papa Francisco, e depois dos novemdiales, pelo Conclave, para que o Espírito Santo conduzisse o Colégio Cardinalício.
Inspirados pelo exemplo dos santos missionários que aqui plantaram as sementes da fé, como São José de Anchieta, queremos caminhar em comunhão com seu ministério, com espírito sinodal e missionário, para fazer da Igreja cada vez mais uma casa de portas abertas, onde todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, especialmente os pobres. A luz do Espírito Santo guie constantemente suas decisões, fortaleça sua missão de ser sinal de unidade, amor e esperança para todos os povos, como verdadeiro pastor segundo o coração de Cristo.
Maria Santíssima, a Mãe Aparecida, proteja sua vida e seu ministério com seu manto de ternura e amor maternal.
Pedimos sua bênção para todo o povo brasileiro, e desde já, os bispos do Brasil se colocam à inteira disposição de seu pastoreio.
Em Jesus Cristo, Mestre, Pontífice e Bom Pastor.
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia – GO
Primeiro vice-presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife – PE
Segundo vice-presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB
Em mensagem no perfil da Casa Branca na rede social X, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o novo papa e classificou a eleição de Robert Francis Prevost como uma grande honra para o país. Trump disse aguardar ansiosamente por um encontro com Leão XIV.
“Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo”, afirmou Trump.
Também no X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou o novo papa e disse desejar que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos.
📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Bluesky, Instagram e Threads