Notícias

Governo de Goiás inicia inscrições para casas a custo zero

Podem se candidatar famílias com renda de até um salário mínimo

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), dá início às inscrições para casas a custo zero em municípios da primeira etapa da modalidade Pra Ter Onde Morar – Construção. Serão entregues pela iniciativa casas totalmente custeadas pelo Estado. Nesta quinta-feira (2), as inscrições se iniciam por Campestre de Goiás e Santo Antônio do Descoberto. Elas seguem abertas até dia 16 de março. Interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.agehab.go.gov.br.

Na sequência, mais seis municípios terão inscrições abertas. Em Mairipotaba e Rio Verde, elas poderão ser realizadas de 7 a 21 de março; em Cristianópolis e Iporá, de 13 a 27 de março; e em Damolândia e São João da Paraúna, de 20 de março a 3 de abril. Outros 22 municípios também iniciarão o processo de inscrição nas próximas semanas, totalizando os 30 municípios nesta primeira etapa.

As prefeituras estão montando pontos de apoio para que candidatos sem acesso à internet ou com dificuldades de manusear computadores também tenham auxílio. Em Campestre, o ponto de apoio é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua São Paulo, esquina com Avenida Brasil. Já em Santo Antônio do Descoberto, os interessados devem procurar a Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária, na Quadra 33, Lote 24, Centro (veja lista completa abaixo).

Critérios

Podem participar do processo seletivo famílias com renda até um salário mínimo, nunca antes beneficiadas em programa de moradia, inscritas no CadÚnico, que morem há pelo menos três anos no município em questão. As casas são custeadas integralmente pelo Governo de Goiás, em parceria com os municípios, que entram com terreno e infraestrutura. Cada unidade custa, em média, R$ 127 mil.

A primeira etapa do programa conta com investimento de mais de R$ 155 milhões para construção de 1.369 unidades habitacionais nos 30 municípios iniciais. Outros 100 municípios integram a segunda e a terceira etapas, somando cerca de 6 mil unidades já garantidas para a população goiana.

A iniciativa conta com recursos provenientes do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS). Cada moradia possui sala de estar/jantar, cozinha, circulação, dois quartos, sendo um de casal, um banheiro, área de serviço coberta, quintal, acesso de pedestre cimentado, recuo frontal gramado, com área construída de no mínimo 42 m².

Confira o cronograma e os pontos de apoio:

Campestre de Goiás
Inscrições: 2 a 16 de março de 2023
Ponto de apoio: CRAS – Rua São Paulo, esquina com a Avenida Brasil, Centro, Campestre de Goiás

Santo Antônio do Descoberto
Inscrições: 2 a 16 de março de 2023
Ponto de apoio: Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária – Quadra 33, Lote 24, s/n, Centro, Santo Antônio do Descoberto

Mairipotaba
Inscrições: 7 a 21 de março de 2023
Ponto de apoio: Sala da Secretaria de Assistência Social – Rua João Manoel nº 83, Centro, Mairipotaba

Rio Verde
Inscrições: 7 a 21 de março de 2023
Ponto de apoio: Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária – Avenida Presidente Vargas, nº 3.113, qd.43, lt.03 Vila Maria, Rio Verde

Cristianópolis
Inscrições: 13 a 27 de março de 2023
Ponto de apoio: Secretaria Municipal de Assistência Social – Rua Wilson da Paixão, nº 1, Setor Central, Cristianópolis

Iporá
Inscrições: 13 a 27 de março de 2023
Ponto de apoio: Prefeitura Municipal de Iporá – Rua São José, nº 11, Centro, Iporá

Damolândia
Inscrições: 20 de março a 3 de abril de 2023
Ponto de apoio: Prefeitura Municipal de Damolândia – Rua 9, nº 46-A, Vila São Sebastião, Damolândia

São João da Paraúna
Inscrições: 20 de março a 3 de abril de 2023
Ponto de apoio: CRAS Claudivino Ferreira da Silva – Avenida Doracina M. Fortuna, Setor Antônio Cruz, São João da Paraúna

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo