Notícias

Obras do Cora, em Goiânia, já estão 40% concluídas

Ala pediátrica do maior hospital público do país para o tratamento de câncer será entregue em 2024

As fundações dos prédios um, dois e três da ala infantil do Complexo Oncológico de Referência de Goiás (Cora) foram concluídas. Também estão prontas as lajes e armações, seguindo rigorosamente o cronograma do hospital, que será o maior do Brasil no tratamento público do câncer.

A obra, lançada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) há sete meses, está com 40% de todo serviço de construção do hospital pronto, de acordo com a equipe de engenharia responsável.

O prédio de Transplante de Medula Óssea (TMO) já foi completamente coberto, incluindo as calhas, rufos e telhas. Três pavimentos foram concretados e as redes de ar-condicionado, elétricas e hidráulicas estão em processo de instalação. Assim como a montagem da estrutura metálica para implantação das lajes steel deck no prédio que abrigará o almoxarifado.

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Cada etapa é acompanhada de perto pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e órgãos de controle, garantindo transparência e lisura no processo. O objetivo é entregar a ala pediátrica em 2024 para início do tratamento de câncer infantil, principal motivo de mortes por doença entre crianças, segundo o Ministério da Saúde.

Com investimento total de R$ 424,7 milhões do Tesouro Estadual, quando tiver totalmente concluído o Complexo terá área de 44,7 mil metros quadrados. Serão 148 leitos de internação de pacientes adultos e pediátricos, centro cirúrgico, farmácia, centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica.

Erguido às margens da BR-153, próximo à Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa), em Goiânia, o Cora comportará procedimentos de alta complexidade, como transplante de medula óssea, além de uma ala de prevenção ao câncer e uma casa de apoio anexa para receber acompanhantes e familiares de pacientes.

Cora tem como referência o Hospital de Amor, em Barretos

O Cora foi planejado seguindo os moldes do Hospital de Amor, em Barretos (SP), considerado referência no atendimento oncológico. A Fundação Pio XII, responsável pela gestão na unidade em São Paulo, doou o projeto para execução da obra em Goiás. Desde a concepção, a estrutura, que possui tecnologia avançada, segue padrões que favorecem o cuidado e, consequentemente, possibilitam um alto índice de cura.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads.

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo