Notícias

Palácio da Instrução, primeiro prédio feito em estilo art déco em Goiás, será reformado

Prédio histórico foi construído no início da década de 1920, na Cidade de Goiás. Espaço funcionou como escola, sede da Secretaria da Educação e atualmente abriga uma coordenação regional

Com investimento de R$ 1,7 milhão, o Palácio da Instrução, primeira edificação em estilo art déco do Estado, localizado na Cidade de Goiás, será completamente reformado. A obra integra um pacote de R$ 23,1 milhões para a rede estadual de ensino, anunciado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) durante as comemorações pelo aniversário de 297 anos do município.

“Goiás foi o berço daquilo que sempre foi referência dos goianos, que é a boa educação”, afirmou o chefe do Executivo, durante solenidade de transferência simbólica dos Poderes, na última segunda-feira (22/7).

Os serviços serão conduzidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conforme critérios para conservação de prédios tombados.

Sobre o Palácio da Instrução

O Palácio da Instrução foi construído entre os anos de 1928 e 1929. Já funcionou como instituição de ensino e foi sede da pasta. Hoje abriga a Coordenação Regional de Educação (CRE) da Cidade de Goiás. Esta é a segunda vez que espaço é reformado desde 2019. Em 2020, foi feito um processo de revitalização e substituição de uma quadra de esportes por jardins.

O novo projeto prevê a substituição das telhas, troca e reparação da estrutura de cobertura, recuperação do piso de madeira e do forro, restauração das esquadrias, pintura completa, reforma dos sanitários e das instalações elétricas e hidrossanitárias, instalação de canaletas com grelhas e reforma e adaptação das rampas de acesso ao prédio.

Patrimônio cultural

O Palácio da Instrução, por ser a primeira edificação em estilo art déco do estado, integra a relação de bens históricos tombados da cidade, eleita em 2001 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo