Notícias

Sebrae comemora resultados alcançados em 2024 em Goiás e apresenta perspectivas para 2025

Números foram detalhados durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (9/12), na sede da instituição, em Goiânia

O cenário dos pequenos negócios e os números de empregos gerados pelos empreendedores goianos foram apresentados para a imprensa na manhã desta segunda-feira (9/12), em coletiva realizada na sala de reuniões do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, em Goiânia, que contou com as presenças do presidente do CDE, José Mário Schreiner, e do vice-presidente, André Luiz Baptista Lins Rocha. Participaram também os diretores do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto (superintendente), Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (técnico) e João Carlos Gouveia (administrativo e financeiro).

Durante o evento, a instituição relatou aos cerca de 40 veículos de comunicação presentes as metas superadas ao longo deste ano, além de comemorar a melhoria do ambiente de negócios em todas as regiões do Estado. Na ocasião, foram apresentados os desafios e oportunidades para o próximo ano.

José Mário Schreiner destacou que, em 2024, foram criadas 96 mil empresas no Estado, sendo que 75% delas foram micro e pequenas. O percentual é 24% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Dessa forma, 55 mil empregos já haviam sido gerados até setembro, 18% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Schreiner pontuou que o Sebrae está à frente das metas e diretrizes determinadas pelo CDE. A instituição já alcançou 1,1 milhão de atendimentos em menos de 2 anos, sendo que a meta são 2 milhões de atendimentos até o final de 2026.

“Graças à interiorização dos atendimentos e implementação de vários programas, projetos e ações,batemos um recorde de atendimentos e avançamos não só nos 246 municípios goianos, mas também estamos expandindo para os cerca de 600 povoados que Goiás possui. Onde tiver um empreendedor, o Sebrae vai estar lá”, afirmou.

A importância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae foi enfatizada pelo presidente do CDE, já que Goiás possui 790 mil micro e pequenas empresas (MPE) e esse montante significa 94% das empresas ativas no estado; 67% dos empregos gerados; 38% do PIB adicionado; 5º maior rendimento médio real dos donos de negócios no país entre 2019 e 2023, representando crescimento de 34% nesse período. Outro dado que mostra que Goiás é um Estado que possui um ambiente propício para se investir foi a redução do endividamento, que caiu de 25% para 20% nesse período.

Presidente do CDE, José Mário Schreiner, detalhou crescimento nos números de empresas abertas e empregos gerados em 2024 em Goiás — Foto: Vinicius Martins/Revista Factual

Ações em Goiás

Atualmente, o Sebrae Goiás conta com 138 pontos de atendimento em todas as regiões do Estado, sendo oito regionais com 12 agências, mais de 110 Salas do Empreendedor e 16 Pontos de Atendimento com Parceiros (PAP). Essa estrutura proporcionou o atendimento a 180 mil CNPJs, assistidos com cursos, oficinas, mentorias, consultorias e programas de fomento ao empreendedorismo como Cidade Empreendedora, Território Empreendedor, Educação Empreendedora, Prêmio Prefeitura Empreendedora, que contou com a participação de 51 municípios em 2024, entre outras ações.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, chamou a atenção para o resgate do atendimento presencial, que atualmente chegou a 72%, sendo que o on-line ficou com 28%.

“Isso demonstra que cada vez mais oferecemos uma experiência personalizada, reforçando a confiança que os empreendedores têm em nossas ações e nas nossas iniciativas. Estamos sempre com o empreendedor para entendermos suas principais dores, ajudarmos a superar os obstáculos e acima de tudo celebrarmos todos os bons resultados que são alcançados nos diferentes setores da economia. Seja no comércio e serviços, no agro ou na indústria, temos uma diversidade de ações e soluções”, afirmou.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás, destacou ações em atendimento aos empreendedores do Estado — Foto: Vinicius Martins/Revista Factual

Desafios para 2025

Considerados pelo Sebrae Goiás como oportunidades, os desafios para 2025 foram apresentados pelo diretor técnico, Marcelo Lessa. Ele explicou que a instituição trabalhará fortemente em quatro linhas de atuação: desenvolvimento territorial, com ampliação do programa Cidade Empreendedora e a criação de consultorias para smart city em oito municípios; inovação; empreendedorismo inclusivo para pessoas com deficiência ou algum transtorno, como autismo; e sustentabilidade.

“Vamos colocar não só na teoria, mas na prática o metaverso, o dropship e a inteligência artificial (IA) para uso dos pequenos negócios. Com o programa ‘Sebrae na sua Empresa’ vamos colocar um exército de consultores qualificados para atender 90 mil empreendimentos de porta em porta”, afirmou.

Lessa citou, ainda, os programas de inovação e tecnologia que contam com a participação do Sebrae, como Desafio Agro Startup, Desafio GO! JOVEM, Campus Party, CoopsParty, Capital Empreendedor, Pacto Goiás e Startup Day, que, segundo o diretor técnico, continuarão com destaque nesse segmento.

Agenda ESG

O diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, disse que em relação à conformidade, outro eixo central para o futuro, o Sebrae vai investir no fortalecimento da agenda ESG (Environmental, Social and Governance – em português, Ambiental, Social e de Governança).

“O Sebrae Goiás atuará como agente catalisador para que micro e pequenas empresas adotem práticas sustentáveis, não apenas por uma questão de conformidade, mas como um diferencial competitivo. Serão desenvolvidas iniciativas para fomentar a inovação social, promovendo modelos de negócios inclusivos, e para apoiar a transição energética, auxiliando os empreendedores na adoção de práticas mais sustentáveis”, concluiu.

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXBlueskyInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo