CMTC lança novo site Sitpass para facilitar atendimento a idosos e PCDs
Novidade tem o objetivo de oferecer atendimento ao público de forma rápida, segura e eficaz

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) lançará oficialmente o novo site Sitpass na próxima segunda-feira (17/2), durante a inauguração da Estação Vila Morais do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). A plataforma, que já está disponível desde sexta-feira (14/2), visa facilitar o atendimento a idosos e pessoas com deficiência (PCDs) e oferece, de forma intuitiva, serviços como cadastro, bloqueio de cartões, solicitação de novas vias, processos administrativos e consulta de situação cadastral.
Com o novo site, os atendimentos serão realizados de forma totalmente digital para idosos. Os portadores de deficiência, por sua vez, terão que comparecer à Loja Sitpass apenas para realizarem a perícia médica.
A iniciativa permite a migração de diversos serviços presenciais para o ambiente digital, tornando o processo mais acessível e prático. Um dos principais pilares do novo atendimento é facilitar o acesso das pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que elas consigam resolver as suas demandas sem a necessidade de deslocamento.
O atendimento digital foi desenvolvido com um design moderno e que proporcione mais familiaridade dos idosos e portadores de deficiência com a plataforma, possibilitando até mesmo uma adaptação gradual dos usuários do transporte coletivo com a nova ferramenta. Com a implementação de landing pages direcionadas, os idosos e PCDs são orientados de forma clara ao serviço desejado.
Além disso, uma interface prioriza a objetividade, com recursos como busca otimizada e personalizada de conteúdo, facilitando o acesso rápido às informações. A iniciativa é uma parceria entre o RedeMob Consórcio e a CMTC.
O que muda com o novo site Sitpass
Com a mudança, o idoso não precisará mais ir à loja Sitpass para fazer o cartão, mas deverá solicitá-lo pelo site e retirá-lo em um dos 23 terminais de ônibus da RMTC de sua maior conveniência.
Já para o PCD, que atualmente vai à loja duas vezes, será necessário apenas um deslocamento para realização da perícia médica para sair com o cartão Sitpass em mãos.
Para o presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, a migração do atendimento de pessoas idosas e com deficiência para o meio digital é um marco na história do transporte, porque possibilita de forma empática e humana que esses usuários consigam atendimento personalizado sem sair de casa.
“Com a crescente digitalização de serviços e produtos, é crucial que pessoas idosas não sejam deixadas para trás. A inclusão digital permite que eles tenham acesso a informações, serviços e benefícios que, de outra forma, poderiam ser inacessíveis. Para nós é um marco importante porque estamos promovendo mais autonomia e independência para os idosos e pessoas com baixa mobilidade, e isso vai de encontro com a nossa proposta de entregar um transporte coletivo de qualidade”, explica.
Entrega da Estação Vila Morais
O Governo de Goiás entregará nesta segunda-feira, às 9 horas, a Estação Vila Morais do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). A plataforma de embarque e desembarque de passageiros passou por ampla reforma e agora oferece mais qualidade e segurança para quem utiliza diariamente o transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana.
Ao todo 13 das 19 estações já foram entregues completamente revitalizadas, tendo recursos empregados pelo Estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço de transporte público.
O projeto de reestruturação dos terminais e estações visa atender aproximadamente 150 mil pessoas que transitam pelo Eixo todos os dias. O projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a Nova Anhanguera, conta com investimentos de R$ 1,6 bilhão, aplicados pelo Estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço.
A iniciativa consiste na realização de obras de infraestrutura e renovação da frota com aquisição de ônibus elétricos e a diesel, até o final de 2026.
📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Bluesky, Instagram e Threads