Sebastião Salgado, ícone da fotografia mundial, morre aos 81 anos
Fotógrafo percorreu mais de 120 países ao longo da carreira, produzindo imagens fotográficas da humanidade e do planeta, em preto e branco

O fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado, ícone do fotojornalismo e da fotografia mundial, morreu nesta sexta-feira (23/5), aos 81 anos, em Paris, na França. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não governamental fundada em 1998 por Sebastião juntamente com a esposa, Lélia Wanick Salgado.
“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, afirma um trecho da nota publicada pelo Instituto Terra.
De acordo com informações do portal g1, Sebastião Salgado tinha um distúrbio sanguíneo causado por malária, que contraiu na Indonésia nos anos 1990, o qual não conseguiu tratar apropriadamente. Os problemas de saúde fizeram com que ele se aposentasse do trabalho de campo em 2024.
Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em 8 de fevereiro de 1944, em Aimorés, Minas Gerais. Formou-se em economia, mas encontrou na fotografia sua verdadeira paixão, tendo passado a atuar na área a partir de 1973.
Ao longo da carreira, percorreu mais de 120 países produzindo imagens fotográficas que retratavam a alma humana e o planeta, em preto e branco.
O fotógrafo ficou famoso por fazer registros documentais impressionantes, como o da Serra Pelada na década de 1980, ‘Trabalhadores’, além do ensaio ‘Êxodos’, no qual mostrou povos migrantes pelo mundo.
Sebastião Salgado deixa a esposa, Lélia Wanick, os filhos Juliano e Rodrigo, os netos Flávio e Nara, familiares, amigos e inúmeros admiradores do seu trabalho.
Nossos mais sinceros sentimentos a todos!
📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Bluesky, Instagram e Threads