Bombeiros e Semad iniciam operação permanente contra incêndios florestais em Unidades de Conservação de Goiás
Além do combate direto, ações incluem medidas preventivas como queimas prescritas, construção de aceiros, vistorias em áreas de risco, visitas a propriedades vizinhas e orientação da população local

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), iniciou neste sábado (24/5), uma atuação permanente nas Unidades de Conservação Estaduais e Federais localizadas em território goiano. A ação marca o início da temporada de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado.
A primeira equipe foi instalada no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP), onde atuará de forma ininterrupta até o dia 3 de novembro. A guarnição é composta por quatro bombeiros militares especialistas em combate a incêndios florestais, equipada com duas viaturas com tração 4×4, kits-pickup com capacidade de 200 litros de água, sopradores, equipamentos de proteção individual (EPIs) e demais materiais específicos para atuação em diferentes tipos de terreno e combate a focos de incêndio.
Além do combate direto, as ações da equipe englobam medidas preventivas como queimas prescritas, construção de aceiros, vistorias em áreas de risco, visitas a propriedades vizinhas e orientação da população local. O objetivo é evitar a ocorrência de grandes incêndios nas Unidades de Conservação ao longo de toda a temporada.
Ao longo dos próximos meses, a operação será ampliada, com a presença permanente de equipes em até sete parques, abrangendo as principais áreas de conservação do Estado. A iniciativa é resultado de uma articulação conjunta entre o Corpo de Bombeiros, a Semad e demais instituições envolvidas na preservação ambiental.
“Nosso compromisso é garantir a proteção das nossas unidades de conservação com planejamento, presença e ação rápida. Este trabalho preventivo é essencial para evitar que pequenos focos se transformem em grandes tragédias ambientais”, destacou o Tenente-Coronel Altieri, comandante da Operação Cerrado Vivo 2025.
A parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Semad representa um avanço significativo na estratégia de enfrentamento aos incêndios florestais em Goiás e visa reforçar o papel do Estado na proteção do meio ambiente e no enfrentamento às mudanças climáticas.
📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Bluesky, Instagram e Threads