PolíticaNotícias

Presidente Lula vem a Goiás nesta sexta-feira (16)

Na cidade de Rio Verde, ele participará da inauguração da Ferrovia Norte-Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá a Goiás pela primeira vez em seu terceiro mandato nesta sexta-feira (16). Ele participará da inauguração da Ferrovia Norte-Sul em Rio Verde, no Sudoeste goiano, a partir das 10h30.

A obra, que possui 2.257 quilômetros de extensão e atravessa quatro regiões, fará a ligação ferroviária entre os portos de Itaqui, no Maranhão, e Santos, em São Paulo.

Além do presidente, a cerimônia de inauguração do Terminal Rodoferroviário da Rumo contará com as participações do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), do ministro dos Transportes, Renan Filho, e de representantes da empresa responsável pela entrega do terminal, dentre outras autoridades federais, estaduais e municipais.

A Ferrovia Norte Sul foi iniciada em 1986. Com a inauguração, passará a ser operacional de ponta a ponta entre Estrela D’Oeste, em São Paulo e Açailândia, no Maranhão. O empreendimento permitirá o escoamento da safra do Centro-Oeste, fundamental para a agropecuária, e Sudeste, impulsionando o desenvolvimento de cinco estados e quatro regiões do Brasil.

Desde 2019, a operadora logística Rumo, responsável por gerir o tramo sul do empreendimento, investiu R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante. No período, foram construídos 1.537 quilômetros de trilhos e três novos terminais, nas cidades de São Simão e Rio Verde, em Goiás, e Iturama, em Minas Gerais.

Dessa forma, a conclusão da ferrovia permitirá que Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais – estados com forte produção de commodities, como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar e ganhem competitividade no momento de exportar seus produtos, seja pelo litoral da região Sudeste ou pelo Norte do país.

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo