PolíticaNotícias

Na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Caiado defende autonomia dos entes federados

Maior encontro municipalista da América Latina, evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) reúne 13 mil pessoas na Capital federal

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) defendeu enfaticamente a autonomia de Estados e municípios nas áreas da segurança pública e da gestão tributária durante participação na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Considerado o maior da América Latina no setor, o evento teve início nesta terça-feira (20/5), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e reuniu 13 mil pessoas, entre eles mais de 3 mil prefeitos de todas as regiões do país.

Durante o painel ‘Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil’, Caiado ressaltou que o fortalecimento dos entes federados é essencial para garantir políticas públicas mais eficazes e conectadas com a realidade local.

“Se Goiás é, hoje, o Estado mais bem avaliado do Brasil, com nossa gestão alcançando 86% de aprovação, é porque governamos diretamente com os prefeitos, que conhecem de perto as necessidades da população”, afirmou. “Defendo a autonomia de estados e municípios. É menos Brasília e mais interior do Brasil. Assim é que os benefícios chegam de verdade para quem mais precisa”, completou.

Durante o evento, diversos programas do Governo de Goiás com impacto direto nos municípios foram apresentados às autoridades dos quatro cantos do país. Entre essas ações, a construção de casas a custo zero pelo programa Pra Ter Onde Morar; o repasse de recursos para famílias em vulnerabilidade social por meio do Aluguel Social e Mães de Goiás; bem como obras de infraestrutura, na pavimentação e reconstrução de vias; a regionalização da saúde; e os investimentos em educação.

Caiado também criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, de autoria do Governo Federal, que, segundo ele, representa um risco de centralização de poder em Brasília.

“A segurança pública dada pelos Estados é o que garante liberdade para os prefeitos trabalharem”, destacou.

Veja o vídeo:

Reforma tributária

Em relação à reforma tributária, o governador defendeu que os municípios sejam ouvidos na definição dos critérios de repartição de receitas.

“Querem transferir a arrecadação para um comitê gestor em Brasília, que depois repassaria os recursos. Mas os gestores não foram eleitos para receber mesada. Eles têm capacidade de gerar desenvolvimento e precisam de garantias constitucionais de autonomia, tanto na área econômica quanto na segurança. Não podemos permitir retrocessos”, alertou.

Vice-presidente da CNM, Fred Guidoni pediu que os entes federados “pensem grande”.

“Somos nós que lutamos por aquilo que é mais caro para o municipalismo brasileiro, pois é nas cidades que as pessoas vivem, que a vida acontece. São, portanto, prefeitos, prefeitas e lideranças estaduais que merecem receber dos demais órgãos o verdadeiro respeito e comprometimento para que possam fazer da vida dos cidadãos do Brasil algo melhor”, frisou.

O governador esteva acompanhado pelo presidente da Agência Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Hidrolândia, Zé Délio (União Brasil), e pelo presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar (União Brasil), que reforçou a importância da mobilização.

“Estar aqui é essencial para garantirmos voz ativa nas decisões nacionais que impactam os municípios. A Marcha é um momento de união, articulação e construção de soluções concretas para melhorar a vida da população”, afirmou.

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXBlueskyInstagram Threads

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo