Turismo

Encantos do Planalto Central: Goiás ganha nova região turística

Atrações envolvem oito municípios próximos ao Distrito Federal e prometem alavancar desenvolvimento econômico local

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) anunciou, na última sexta-feira (8/12), a criação de uma nova região turística: Encantos do Planalto Central. A 12ª região no Mapa do Turismo reúne oito municípios próximos ao Distrito Federal: Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina. O ato foi formalizado entre representantes das prefeituras e da iniciativa privada, que elegeram a diretoria do Fórum Regional de Turismo.

O território abriga diversos atrativos naturais e culturais, como a maior praia artificial da América do Sul, no lago Corumbá IV, o maior clube de pesca esportiva do país e a única propriedade rural do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em Luziânia; o maior domo de cristal lemuriano do planeta, em Cristalina; a maior cachoeira acessível do país com seus 168 metros – Salto do Itiquira – em Formosa; a capital do artesanato goiano, em Olhos D’Água, distrito de Alexânia; além de hotéis fazenda e farta gastronomia regional.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a iniciativa traz uma nova imagem para a chamada ‘região do Entorno’, que muitas vezes foi tratada de forma pejorativa.

“Através do turismo, podemos divulgar as belezas, o que esses municípios têm de melhor e, com o fomento à atividade e promoção turística, contribuir com a Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal, criada pelo governador Ronaldo Caiado, que tem atuado em prol do fortalecimento da economia, com geração de emprego e renda”, completou.

O coordenador de estruturação de destinos da Goiás Turismo e interlocutor do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo em Goiás, Luciano Guimarães, destacou que o engajamento dos municípios envolvidos foi fundamental para a concretização do projeto.

“Estamos felizes com essa maturidade dos gestores e empresários a ponto de se unirem para fortalecer um território que já nasce grande pelo fato de estar entre duas capitais, Goiânia e Brasília”, destacou.

Encantos do Planalto Central traz nova configuração para regiões turísticas em Goiás

Com a criação da Região Encantos do Planalto Central, Goiás passa a contar com 12 regiões turísticas. A Goiás Turismo e os municípios optaram, também, por alterar os nomes de duas regiões. Com as mudanças, o Mapa do Turismo de Goiás será composto pelas regiões: Chapada dos Veadeiros; Chapada das Emas; Estrada de Ferro; Águas Quentes; Lagos do Paranaíba; Negócios e Tradições; Pegadas no Cerrado, Vale da Serra da Mesa; Vale do Araguaia; Terra Ronca (antiga Águas e Cavernas do Cerrado); do Ouro (antiga Ouro e Cristais) e Encantos do Planalto Central.

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo