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Burger King lança hambúrguer de costela desfiada e agradece ao Procon-SP em campanha

Há 2 anos, empresa foi notificada pela instituição por conta de outro sanduíche que tinha o aroma de costela. Novidade marca o lançamento da nova plataforma de produtos da rede

Após ser notificado em 2022 pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) e condenado a pagar R$ 200 mil em danos morais coletivos por propaganda enganosa do ‘Whopper Costela’, o Burger King lançou, no último dia 13 de junho, um novo sanduíche de costela desfiada, intitulado ‘King Costela’. Para o lançamento do produto, que já está disponível em todas as unidades, a rede de fast-food divulgou uma campanha publicitária em que agradece à instituição com uma pegada irreverente e descontraída.

“Na campanha de lançamento de King Costela, a marca mostra que o passado serviu para repensar as atitudes e criar um sanduíche ainda melhor, com ingredientes premium e que nunca foram usados antes pela rede”, afirmou o Burger King em comunicado para a imprensa.

O King Costela inaugura a nova linha de sanduíches premium do Burger King, que recebeu o nome de ‘The Kings’. A iguaria é servida no novo pão de brioche, com hambúrguer de carne bovina grelhada, duas fatias de queijo sabor cheddar, carne de costela bovina desfiada, chutney de cebola roxa, cebola crispy, três onion rings e maionese de alho.

Além do novo sanduíche, o Burger King lançou a ‘Batata King Costela’, com carne de costela bovina desfiada e maionese de alho. De acordo com a empresa, o novo combo do novo The Kings Costela está disponível a partir de R$ 39,90 e acompanha batata frita média e bebida. Já a Batata King Costela está disponível a partir de R$ 18,90. As novas opções estão disponíveis para compra no balcão, totem de autoatendimento, BK Drive, Clique e Retire e canais de delivery, inclusive no BK Delivery – plataforma própria de entregas.

“O King Costela traz uma nova experiência de sanduíche para a marca, com combinações inéditas de sabores no Burger King. No vídeo, produzido pela agência David, são exibidas as manchetes da notificação enviada pelo Procon-SP ao Burger King, acompanhado da narração explicando que a marca não guarda nenhum rancor por ter mudado o nome do sanduíche e nem por ter tirado de circulação, ao mesmo tempo que apresenta sua grande novidade em 2024, enaltecendo sua suculência, naturalidade dos ingredientes e a combinação perfeita de sabores”, destaca o texto.

Assista ao vídeo da campanha a seguir:

Entenda o caso

No dia 2 de maio de 2022, o Procon-SP notificou o Burger King a apresentar explicações sobre a composição e a campanha publicitária do sanduíche Whopper Costela. A instituição deu um prazo de 4 dias para os esclarecimentos.

Na ocasião, o Procon solicitou que a empresa apresentasse a tabela nutricional do sanduíche, atestando a composição de cada um dos ingredientes, como carne, molhos, aditivos, dentre outros, além de documentos que comprovassem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.

Ainda segundo o órgão de defesa, a rede deveria enviar os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento do produto nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery); cópia dos materiais publicitários da divulgação da atual linha do produto e de campanhas anteriores de sanduíches similares – com ‘aroma de costelinha’, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros, bem como os documentos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos oficiais competentes e termos das respectivas campanhas publicitárias vinculadas.

“O Procon-SP tem olhado com preocupação a publicidade de produtos alimentícios que destacam um determinado ingrediente que não faz parte da composição daquele produto ou que não tem o ingrediente na sua composição principal. Nesse caso específico do Burger King, o consumidor compra o sanduíche acreditando que irá ingerir a carne da costela, ou seja, o consumidor é levado a erro”, afirmou Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP na época.

Condenação

Em maio deste ano, a Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, no Maranhão, acolheu parte dos pedidos feitos pelo Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec/MA) e condenou a Zamp, operadora do Burger King no Brasil, a pagar R$ 200 mil de danos morais coletivos, pela propaganda enganosa do sanduíche Whopper Costela.

Na contramão da campanha de lançamento divulgada ao mercado, apesar do sanduíche possuir paleta suína, ele não incluía partes de costela, e tinha apenas o cheiro dessa carne.

A marca se defendeu e alegou que o nome do produto não se trata de alegação de propriedade que o produto não tem, o que seria enganoso, mas ao que, de fato, ele tem, que é o ‘sabor de costela’, bem como que não existe qualquer inconformidade com o Código de Defesa do Consumidor.

Porém, segundo entendimento do juiz Douglas de Melo Martins, a publicidade seria enganosa por omissão, em razão de ter escondido tal fato dos consumidores do produto.

“Com efeito, levar o consumidor a opiniões equivocadas lesiona os seus direitos, tendo em vista que gera a intenção de consumir um ingrediente que acredita compor o produto adquirido”, argumentou o magistrado na sentença.

Na ação, o Ibedec pedia o pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 20 milhões, que seriam revertidos ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor. No entanto, o juiz reduziu esse valor a R$ 200 mil, quantia que considerou “razoável e proporcional”.

Na decisão sobre o valor do dano, Douglas de Melo Martins considerou que a empresa realizou a contrapropaganda de acordo com o Código do Consumidor, para esclarecer o engano causado pela publicidade em questão. Mencionou ainda que o nome do sanduíche foi alterado para ‘Whopper Paleta Suína’ e que o produto ‘Whopper Costela’ foi retirado dos cardápios, medida adotada ainda em maio de 2022.

Após a sentença, a marca se pronunciou por meio de nota em que informou estar prestando todas as informações necessárias à Justiça sobre o caso. A rede de fast-food disse ainda que “a decisão não é definitiva, cabendo recurso por parte da empresa, que será apresentado no momento oportuno”.

O Burger King inaugurou seu primeiro restaurante no Brasil em 2004. A rede, que conta com mais de 1 mil estabelecimentos, entre lojas próprias e franqueadas, é operada pela máster franqueada brasileira Zamp desde 2011.

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Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

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