Taça das Favelas 2023 abre inscrições para equipes em Goiás nesta segunda-feira (19)
Campeonato promete novidades para este ano. Entre elas, a disputa da Série B, que tem por objetivo dar oportunidade para que novas comunidades participem
As inscrições das seleções de comunidades para a Taça das Favelas 2023 vão começar nesta segunda-feira (19), em Goiás. O anúncio foi feito pela Central Única das Favelas (Cufa Goiás), que promove o evento esportivo, considerado o maior campeonato de futebol do mundo entre jovens de periferias e favelas de todo Brasil.
Com o objetivo de proporcionar as mesmas experiências do futebol profissional, com transmissão ao vivo, jogos realizados em estádios e em CTs de clubes profissionais e ainda de gerar protagonismo, inclusão, integração social e oportunidades para meninos e meninas moradores de territórios de periferias, a Edição 2023 da Taça das Favelas promete, a partir de julho, movimentar as comunidades de Goiás dos mais diversos territórios do estado.
Série B
A Taça das Favelas esse ano traz uma grande novidade, a disputa da Série B, que começa em julho, com o objetivo de dar a oportunidade para novas comunidades participarem.
Taça das Favelas Brasil
Ao término da Taça das Favelas 2023, será formada uma seleção com os melhores jogadores no masculino e no feminino que disputarão a edição das Taça das Favelas Nacional, carinhosamente chamada de Favelão.
O estado de Goiás participou da primeira edição no ano passado e já escreveu o seu nome na história chegando a grande final que foi disputada na Arena Barueri, com transmissão para todo o Brasil. A seleção campeã foi a paulista em uma emocionante decisão nos pênaltis.
Talentos
A Taça das Favelas consegue, em todas as edições, dar visibilidade para jogadores vindos das periferias, que antes não tinham oportunidade de serem vistos. E o resultado é que, ao se destacarem na competição, clubes profissionais do Brasil inteiro os convidam para avaliações e muitos deles acabam se vinculando aos clubes.
Um dos destaques do ano passado, o meia José Efessoney, que foi vice-campeão pelo time do Itaipu, assinou o seu contrato profissional com o Goiás Esporte Clube. Ele é um dos vários exemplos de jogadores revelados pela Taça das Favelas Goiás.
O cenário não é diferente entre as mulheres que participaram da Taça das Favelas e também estão tendo oportunidades em times do país todo. A competição é a que consegue reunir o maior número de times femininos no estado de Goiás. No ano passado, foram 24 seleções.
Apoiadores
Jogadores que escreveram o seus nomes na história do futebol pentacampeão mundial são apoiadores da Taça das Favelas. O último capitão a levantar um troféu de Copa do Mundo, Cafu, é o embaixador da competição. Outros tantos jogadores são apoiadores e já participaram de eventos da Taça das Favelas, como: Romário, Lúcio, Dunga, entre outros.
Requisitos para inscrição
Os atletas da categoria masculina devem ter de 14 a 18 anos, nascidos entre 2005 e 2009. Já na categoria feminina, as atletas devem ter no mínimo 14 anos, sem idade máxima. Os times podem ser de qualquer cidade do estado. As inscrições podem ser feitas pelo cufago.com.br/tacadasfavelas.
Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais, acompanhe a Factual no Facebook e os nossos perfis de esporte no Twitter e Instagram.