Frente fria deve trazer chuvas e aliviar o calor em Goiás
Expectativa é de melhores volumes de chuvas no Estado até o próximo fim de semana
O calor em Goiás registrado nos últimos dias pode dar uma trégua nesta semana. De quarta (25) para quinta-feira (26), o avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil deve favorecer pancadas de chuvas no Estado.
Com isso, a expectativa é de melhores volumes de chuvas até o próximo fim de semana. As informações são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Nesta segunda-feira (23), o prognóstico ainda é de temperaturas elevadas, com sol e máximas de até 40ºC nas regiões Oeste e Norte de Goiás, mas com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas de algumas regiões do Estado.
Para Goiânia, a previsão é de variação de nebulosidade, sol e possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas. A máxima deve chegar aos 36ºC e a umidade relativa do ar varia entre 20% e 70%.
De acordo com o Cimehgo, um ponto que merece atenção é que a combinação de calor e umidade em algumas regiões amplia o risco potencial para a formação de tempestades com rajadas de vento e raios.
+ LEIA TAMBÉM: Caiado lança Operação Goiás Alerta e Solidário, que visa evitar tragédias no período de chuvas
Onda de calor em Goiás
Na última sexta-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou que as altas temperaturas registradas nos últimos dias, principalmente na região Centro-Oeste do país, são resultado de uma intensa massa de ar quente e seco que persiste há algumas semanas, a qual, além de deixar o céu com poucas nuvens e baixa umidade, também eleva bastante essas temperaturas.
O órgão emitiu um aviso meteorológico de onda de calor, que cobre grande parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e áreas de Goiás, no Centro-Oeste, além do Tocantins, áreas do Pará e de Rondônia, no Norte do Brasil.
Segundo o Inmet, o quadro ainda deve persistir durante alguns dias. Dessa forma, as máximas ultrapassariam os 40ºC em algumas dessas áreas.
➡ Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Instagram e Threads