Cultura

Espetáculo Volver a Leticia faz curta temporada em Brasília antes de embarcar para festivais internacionais

Peça será apresentada desta sexta-feira (31) até o próximo domingo, 2 de abril, no Espaço Multicultural Casa dos Quatro

O prestigiado espetáculo Volver a Leticia estará em cartaz neste fim de semana em Brasília, para uma curta temporada, antes de embarcar para a Cidade do México e Viena, capital da Áustria. A peça, que se passa em Leticia, cidade na Amazônia colombiana, onde o renomado ator e diretor, Tullio Guimarães viveu até os 11 anos de idade, será apresentada a partir desta sexta-feira (31) até o próximo domingo, 2 de abril, no Espaço Multicultural Casa dos Quatro, na 708 norte.

O enredo conta a história dos infernos e paraísos de Túlio, que vão desde as lembranças da selva, a volta para o Brasil, a descoberta da sexualidade, a luta pela dignidade LGBTQIAP+, a formação teatral com Dulcina de Moraes, os amores e as desilusões.

Segundo Alexandre Ribondi, um dos diretores da obra, essa é a peça dele menos dedicada à palavra. “Tullio tem um impressionante domínio do corpo e sabe falar com as mãos, as pernas e os olhos. E isso me impressionou muito”, explica.

Os espectadores de Volver a Leticia compartilharão, ainda, de um momento especial. As apresentações irão comemorar os 35 anos de Tullio Guimarães. “Será uma oportunidade para relembrar as tentativas de dar aulas para crianças, a paixão pela técnica Butoh, do teatro japonês, a profunda admiração que tenho pela atriz brasileira Dulcina de Moraes, fundadora em Brasília da Faculdade Dulcina. Será um espetáculo dedicado à plasticidade, às cores e à grandeza do corpo como manifestação artística”, destaca Guimarães.

Outra importante celebração é a participação do espetáculo nos 50 anos do Centro Libre de Experimentación Teatral y Artística (CLETA), um festival de teatro realizado na capital mexicana, em maio, com o apoio da deputada Érika Kokay e o patrocínio do Sindicato dos Bancários do DF. A produção também foi convidada a participar do Vienna Butoh Art Festival em Viena, na Áustria, em dezembro deste ano.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla. A meia entrada é R$ 20, com doação de 1 kg de alimento não perecível.

SERVIÇO

Espetáculo Volver a Leticia

Quando: de 31 de março a 2 de abril de 2023 (sexta-feira a domingo)
Horários: sexta e sábado, 20h | domingo, 19h
Onde: Espaço Multicultural Casa dos Quatro
Endereço: BL F – SCLRN 708, Loja 42 – Asa Norte, Brasília/DF

Ingressos: R$ 20 (meia entrada), com doação de 1 kg de alimento não perecível.

Vendas online: Sympla

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual Brasília no FacebookTwitter e Instagram.

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo