Cidades

Frente fria deve trazer chuvas e aliviar o calor em Goiás

Expectativa é de melhores volumes de chuvas no Estado até o próximo fim de semana

O calor em Goiás registrado nos últimos dias pode dar uma trégua nesta semana. De quarta (25) para quinta-feira (26), o avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil deve favorecer pancadas de chuvas no Estado.

Com isso, a expectativa é de melhores volumes de chuvas até o próximo fim de semana. As informações são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Nesta segunda-feira (23), o prognóstico ainda é de temperaturas elevadas, com sol e máximas de até 40ºC nas regiões Oeste e Norte de Goiás, mas com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas de algumas regiões do Estado.

Para Goiânia, a previsão é de variação de nebulosidade, sol e possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas. A máxima deve chegar aos 36ºC e a umidade relativa do ar varia entre 20% e 70%.

De acordo com o Cimehgo, um ponto que merece atenção é que a combinação de calor e umidade em algumas regiões amplia o risco potencial para a formação de tempestades com rajadas de vento e raios.

+ LEIA TAMBÉM: Caiado lança Operação Goiás Alerta e Solidário, que visa evitar tragédias no período de chuvas

Onda de calor em Goiás

Na última sexta-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou que as altas temperaturas registradas nos últimos dias, principalmente na região Centro-Oeste do país, são resultado de uma intensa massa de ar quente e seco que persiste há algumas semanas, a qual, além de deixar o céu com poucas nuvens e baixa umidade, também eleva bastante essas temperaturas.

O órgão emitiu um aviso meteorológico de onda de calor, que cobre grande parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e áreas de Goiás, no Centro-Oeste, além do Tocantins, áreas do Pará e de Rondônia, no Norte do Brasil.

Segundo o Inmet, o quadro ainda deve persistir durante alguns dias. Dessa forma, as máximas ultrapassariam os 40ºC em algumas dessas áreas.

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo