O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou nesta quarta-feira (14), a adesão de nove montadoras ao programa de carro mais barato lançado pelo Governo Federal no último dia 5 de junho. De acordo com a pasta, as marcas colocaram 232 versões de 31 modelos à disposição dos consumidores para compra com desconto.
As próprias montadoras foram as responsáveis por enviar as informações ao MDIC. Renault, Volks, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot solicitaram inicialmente o máximo de recursos permitidos no momento de adesão ao programa, ou seja, R$ 10 milhões cada.
Seis dessas montadoras – Volks, Hyundai, GM, Fiat, Peugeot e Renault – já pediram crédito adicional de mais R$ 10 milhões. A soma, no valor de R$ 150 milhões, incluindo os créditos adicionais já solicitados, representa 30% do teto de R$ 500 milhões que poderão ser usados pelas empresas como crédito tributário para venda de carros mais baratos.
Na medida em que usarem os montantes solicitados, as montadoras podem pedir créditos adicionais. Essa possibilidade se esgotará quando o teto de R$ 500 milhões for atingido.
Os descontos patrocinados pelo governo para os carros vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil, podendo alcançar valores maiores a critério de fábricas e concessionárias. A definição das faixas de desconto levou em conta três critérios: menor preço, eficiência energética e conteúdo nacional. Quanto maior a pontuação nesses critérios, maior o desconto.
A lista completa dos modelos e versões, com as respectivas faixas de desconto, pode ser conferida aqui. As montadoras podem incluir outros modelos a qualquer momento, mas precisam comunicar o MDIC.
Ônibus e caminhões
O crédito para renovação da frota de caminhões contou com a adesão de 10 montadoras, com volume total de R$ 100 milhões, o que corresponde a 14% do teto de R$ 700 milhões em créditos tributários para estes veículos.
Para ônibus, a adesão foi de nove montadoras, com volume total de R$ 90 milhões, ou 30% do teto disponível, que é de R$ 300 milhões.
Aderiram ao crédito para caminhões Volkswagen Truck, Mercedes-Benz, Scania, Fiat Chrysler, Peugeot Citroën, Volvo, Ford, Iveco, Mercedes-Benz Cars & Vans e Daf Caminhões. Para os ônibus, a adesão veio de Mercedes-Benz, Scania, Fiat Chrysler, Mercedes-Benz Cars & Vans, Comil, Ciferal, Marcopolo, Volare e Iveco.
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