Esportes

Stock Car em Goiânia: com homenagem a Wilson Fittipaldi Jr., temporada 2024 será aberta neste fim de semana

Atividades de pista começam nesta sexta-feira (1º/3), reservada para treinos livres. Provas serão realizadas no sábado (2/3) e no domingo (3/3), no Autódromo Internacional Ayrton Senna

Será dada a largada neste fim de semana para a temporada 2024 da Stock Car Pro Series. E o local escolhido para os pneus cantarem e os motores roncarem é o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, que receberá no sábado (2/3) e no domingo (3/3), o GP Wilson Fittipaldi Júnior, que marca o início do campeonato.

A primeira etapa da Stock Car terá este nome como uma forma de homenagear um dos grandes nomes da história do automobilismo brasileiro: Wilson Fittipaldi Júnior, ex-piloto, idealizador e líder da única equipe brasileira da história do Mundial de Fórmula 1, a Copersucar-Fittipaldi, e vice-campeão da Stock Car, em 1991.

Fittipaldi estava internado desde o dia 25 de dezembro de 2023, data em que completou 80 anos, após ter uma parada cardíaca depois de engasgar com um pedaço de carne enquanto comemorava com a família o Natal e o aniversário. Ele morreu na última sexta-feira (23/2), em São Paulo.

Wilson Fittipaldi Júnior — Foto: Sergio Sanderson

Nos anos 60, 70 e 80, Wilsinho, ou Tigrão, como era conhecido nos autódromos, ao lado do irmão mais novo, Emerson, deu início a um movimento que encerrou uma fase menos profissional do esporte a motor do país.

Filho do ‘Barão’ Wilson Fittipaldi, jornalista e incentivador do esporte que criou uma das mais importantes competições do automobilismo brasileiro, as Mil Milhas de Interlagos, realizadas até hoje, Wilson Fittipaldi deixa um enorme legado para o automobilismo brasileiro.

Inteligente e irrequieto, Wilsinho desenvolveu o primeiro kart e promoveu a primeira corrida deste micro-monoposto no Brasil. Depois de desenvolver vários carros de corrida no país, partiu para um projeto impensável para a época: a criação da Fittipaldi, a primeira e única equipe baseada fora da Europa que disputou o Mundial de Fórmula 1 entre 1975 e 1982.

Além de Emerson, outros pilotos do país também representaram o time, como Ingo Hoffmann e Chico Serra, que depois se tornaram ícones da Stock Car.

O ex-piloto Christian Fittipaldi, filho de Wilsinho, que já correu pela Fórmula 1 e Fórmula Indy, também competiu na principal categoria brasileira entre 2005 e 2006.

Breve perfil de Wilson Fittipaldi Júnior

Nascimento: 25/12/1943, em São Paulo (SP)
Falecimento: 23/02/2024, aos 80 anos, em São Paulo (SP)

Filho de jornalista especializado Wilson ‘Barão’ Fittipaldi e Josefa ‘Juzy’ Wojciechowska, irmão mais velho de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1, pai do ex-piloto de Fórmula 1, F-Indy e Stock Car, Christian Fittipaldi.

Construtor do primeiro kart no Brasil e organizador da primeira corrida da categoria no país. Idealizador da primeira equipe do Mundial de Fórmula 1 baseada fora da Europa.

Pela Copersucar-Fittipaldi, ou apenas Fittipaldi, correram pilotos que tornaram-se lendas do automobilismo brasileiro, como o próprio Emerson e também Ingo Hoffmann e Chico Serra.

Fórmula 1
Corridas disputadas:
35 (entre 1972 e 1975)
Melhor resultado: 5º lugar no GP da Alemanha de 1973
Líder do projeto da Copersucar-Fittipaldi, única equipe brasileira a correr no Mundial de Fórmula 1, com estreia no GP da Argentina de 1975.

Stock Car
Corridas disputadas:
50
Temporadas: 6
Melhor resultado: vice-campeão em 1991
Vitórias: 2 (Curitiba, 1991; Jacarepaguá, 1995)
Pódios: 20
Poles: 1
Voltas mais rápidas: 4

Programação da Stock Car em Goiânia

As atividades de pista para a primeira etapa da Stock Car em Goiânia começam nesta sexta-feira (1º/3), dia reservado para treinos livres. O sábado será bastante movimentado no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Às 11 horas, está marcada a sessão classificatória que vai definir o primeiro pole position de 2024. Pouco depois, a partir das 13 horas, os fãs terão uma grande novidade com a visitação aos boxes, que neste ano vai acontecer também aos sábados. O dia será completado com a primeira corrida Sprint da Stock Car, com largada prevista para 14h40.

O cronograma será completado no domingo. A visitação aos boxes está marcada para 10 horas, e pouco depois, ao meio-dia, os pilotos vão largar para a corrida principal do GP Wilson Fittipaldi.

Para aqueles que quiserem ir ao autódromo, acompanhar as provas e toda a programação, os ingressos estão à venda com preços a partir de R$ 30, e podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla.

Confira, a seguir, a programação do GP Wilson Fittipaldi Júnior, em Goiânia, que marca a abertura temporada 2024 da Stock Car Pro Series:

Sexta-feira, 1º de março de 2024

  • 8 horas – Treino de Rookie
  • 9 horas – Shakedown
  • 11 horas – Treino Livre 1
  • 15 horas – Treino Livre 2

Sábado, 2 de março de 2024

  • 11 horas – Classificação
  • 13 horas – Visitação aos boxes
  • 14h40 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 3 de março de 2024

  • 10 horas – Visitação aos boxes
  • 12 horas – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)

Onde acompanhar

A Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Band na TV aberta, SporTV e BandSports na TV por assinatura, além do canal oficial da categoria no YouTube; Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais, acompanhe a Factual no Facebook e os nossos perfis de esporte no X e Instagram

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo