Festival Burger Time será realizado de 16 de junho a 2 de julho, na Grande Goiânia, com 59 hamburguerias e pit dogs
Objetivo é eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer de Goiás, por meio do voto do público e de jurados. A meta é vender mais de 32 mil lanches em 17 dias de evento
Entre os dias 16 de junho e 2 de julho, a Região Metropolitana de Goiânia vai receber a terceira edição do Festival Burger Time. O evento contará com a participação de 59 hamburguerias e pit dogs e tem como objetivo eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer, além de fomentar e apoiar os estabelecimentos participantes, por meio da promoção, capacitação e valorização desses locais.
Em 17 dias de realização do festival, a estimativa dos organizadores é comercializar mais de 32 mil hambúrgueres e sanduíches, movimentando economicamente vários segmentos produtivos.
Para participar, cada estabelecimento teve que criar uma receita inédita de sanduíche, no caso de pit dogs, ou de hambúrguer, para hamburguerias, bares e restaurantes, e inserir no cardápio da casa no período de realização do evento. O público e um corpo de jurados poderão visitar os locais, degustar o lanche criado exclusivamente para o festival e votar, de acordo com duas categorias: hamburgueria e pit dogs.
A votação poderá ser feita por meio de QR Code disponível no display de mesa nos estabelecimentos ou pelo site do Festival Burger Time. Serão premiados e reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria, resultando na eleição do melhor hambúrguer e do melhor sanduíche (pit dog) de Goiás. O anúncio dos vencedores ocorrerá em solenidade prevista para o mês de julho.
Benefícios promovidos pelo Festival Burger Time
Idealizado pela coordenadora de Parcerias e produtora de eventos Cynnara Bretas, pelo coordenador administrativo e empresário Mateus Suassuna e pela coordenadora de Gastronomia e chef de cozinha Patricia Garcia, o Festival Burger Time está na terceira edição e é desenvolvido com o intuito de permitir o intercâmbio entre a tradição dos pit dogs – tão queridos pelos goianos -, com os hambúrgueres gourmets, além de fortalecer as empresas atendidas pelo evento, principalmente as microempresas. A coordenação executiva do festival é de Gabrielle Carvalho.
Na última edição, realizada em 2022, participaram 48 estabelecimentos de Goiânia e Aparecida. Durante o evento, foram comercializados 31.289 hambúrgueres e sanduíches, número recorde em relação à primeira edição, que ocorreu em 2019, antes da pandemia da Covid-19, quando foi registrada a venda de 20 mil lanches por meio de 40 estabelecimentos participantes.
Segundo Cynnara Bretas, o evento já está consolidado no calendário do Estado e contribui para movimentar tanto a gastronomia quanto o turismo em Goiás. “É instrumento de promoção da nossa culinária, trazendo o que é tradicional, como os lanches de pit dogs, com os hambúrgueres mais gourmets. Dessa forma, a gente alcança públicos distintos, valoriza bens culturais e estimula o fomento e a atração de novos clientes aos estabelecimentos, especialmente os pequenos e médios”, ressalta.
Mateus Suassuna destaca que o Festival Burger Time consegue movimentar a economia não só dos estabelecimentos participantes, mas de vários segmentos. “Como há o crescimento na venda de sanduíches e de hambúrgueres, há necessidade de aquisição de mais produtos para elaboração dos lanches e isso vai gerando uma cadeia de valor, impactando diferentes setores da economia, especialmente fornecedores e negócios de alimentação fora do lar. O resultado disso é na valorização dos empreendimentos, no aumento do faturamento e em maior visibilidade dos negócios, por exemplo”, enfatiza o empresário.
Já Patricia Garcia reforça pontos positivos do projeto como a valorização da cultura, dos ingredientes e das potencialidades locais, além da identificação de talentos locais e regionais. “É importante ressaltar ainda a criatividade dos estabelecimentos participantes. A cada edição eles inovam na criação das receitas, utilizando ingredientes diferentes e que são característicos da nossa região. Quem é apaixonado pela nossa gastronomia, com certeza vai querer experimentar todos os lanches elaborados para o evento deste ano”, cita a chef de cozinha.
Realização
A realização do Festival Burger Time é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiânia (Sindpitdog), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Prefeitura de Goiânia por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares Goiânia), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Instituto Hub Cerrado, Federação das Associações dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (FAJE Goiás) e Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto) e Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas). São parceiros-patrocinadores: Goiás Turismo/Governo de Goiás, Eisenbanh, Kuat e Schweppes, Imperador Alimentos, Fujioka e LG, Casa do Pica Pau, Capital Mídias, Alpha FM, 89 – A Rádio Rock, Coletar Ambiental, City Tour Transportes, Seiko, Bonfrigo, Super Frango e Boua.
SERVIÇO
Festival Burger Time – 3ª edição
Quando: de 16 de junho a 2 de julho de 2023
Onde: 59 estabelecimentos entre pit dogs, hamburguerias, bares e restaurantes
Mais informações: site do Festival Burger Time
Redes sociais: @festivalburgertime
Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.