Goiânia

2ª edição da Amarê Fashion começa nesta terça-feira (29/8); confira programação

Semana da Moda Goiana apresenta as várias vertentes da moda local alinhando inovação e sustentabilidade

Para apresentar a moda goiana e todas as suas vertentes, a segunda edição da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana terá uma programação completa de desfiles, palestras, rodadas de negócios, talks, shows, exposições de marcas de slow e fast fashion, e muito mais. Realizado pelo Sebrae Goiás (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) junto com o Senac Goiás (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e Secretaria da Retomada, o evento começará nesta terça-feira (29/8) e seguirá até o próximo sábado (2/9), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o evento possui o propósito de estruturar e consolidar o segmento de moda no Estado. “A Amarê nasceu com este princípio: juntar aqueles que fomentam e promovem a moda goiana e apresentá-los para toda sociedade da nossa capital e do Brasil. O que a gente deve enfatizar é que todos aqueles que estarão conosco, participando da Amarê 2023, terão a oportunidade de ver, de perto, os principais protagonistas, aqueles que realmente promovem, constroem e desenvolvem a moda no Estado”, ressalta.

Para Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, a Semana da Moda Goiana é uma oportunidade para mostrar o que Goiás tem de melhor. “A moda é um segmento com um peso enorme para nossa economia e desenvolvimento regional, movimentando milhões [de reais] todos os anos. Fazer parte de uma iniciativa tão importante para a economia do Estado, como a Semana da Moda Goiana, é uma realização, sobretudo porque sabemos que continuamos fazendo aquilo que sabemos fazer de melhor: capacitar, incluir, divulgar e expandir”, diz.

“A Amarê Fashion é uma possibilidade de divulgar e também de fortalecer o programa de apoio do Governo de Goiás aos APLs (Arranjos Produtivos Locais), com atenção especial ao setor têxtil. É uma política pública completa, que emancipa a população vulnerável com capacitação e renda; que fortalece a economia dos municípios porque o recurso investido na formação de cooperativas é gasto obrigatoriamente no comércio local, e tudo isso leva ao desenvolvimento econômico do estado”, pontua César Moura, secretário de Estado da Retomada. E, para dar destaque ao tema Futuro e Sustentabilidade na Moda, a criação do novo conceito visual da Amarê Fashion foi assinada pelo artista visual Danilo Itty, que mesclou tecnologia à natureza, sem deixar de lado suas características artísticas. Assim, fauna e flora com aspecto alienígena se misturam a elementos tecnológicos na nova identidade visual da Semana da Moda Goiana.

Programação da Amarê Fashion

Bruno Astuto, uma das maiores referências da moda no país, irá abrir esta segunda edição a convite do Senac, participando de um Fashion Talk com o tema: ‘O Futuro da Moda Nacional e Mundial’, nesta terça-feira, às 20 horas, que será mediado pelo consultor do Senac, Leandro Pires. A cerimônia de abertura da Amarê Fashion segue com a apresentação do show gratuito ‘O Rio continua lindo. E perto!’ com o cantor carioca Mumuzinho, a partir das 22 horas. Já na quarta-feira (30/8), a convite do Senac Goiás o estilista carioca Lucas Leão, reconhecido internacionalmente pelo uso de tecnologia em seus designs, ministrará a palestra ‘Transformação do mercado de moda para realização de roupas digitais’, às 14h30.

Ainda no dia 30, será realizado o desfile desenvolvido pelos alunos da Senac Fashion School com a mentoria do estilista goiano Theo Alexandre, que participou das últimas três edições da SPFW. A coleção, que será apresentada às 20 horas, tem como inspiração o estilista João Queiroz (famoso na moda goiana e um dos pioneiros a incentivar a criação no Estado). Mais cedo, no mesmo dia, acontecem os desfiles das marcas Carmezim, Marlo Studio, Luiza Almeida e Mega Moda (com as marcas Meia Três, Bella Cora, Maroto Premium, Conceito e Bem Bella).

Na quinta-feira (31/8), além das rodadas de negócios, que ocorrerão durante toda a Amarê Fashion das 14 às 18 horas, haverá os desfiles das marcas Sol & Energia, Opera Fashion, FreiGeist, Ateliê Nathalha Cardoso e Mega Moda (Village Closet, Burguês, Diva Fashion, Tassara e Vitória Calvario). A partir de 14h30, a visual merchandising que já trabalhou para grandes marcas como Rolex e Natura Sylvia Demestresco irá se juntar a Eleonora Hsiung, Danila Guimarães e Thay Sanqueta no talk ‘Um novo olhar para a experiência do consumidor no ponto de venda’.

Já na sexta-feira (1º/9), será a vez das marcas M. Pollo, Duuo, D’Ster Moda Íntima, Nefélia e Mega Moda (By Mariana Freire, Adoro Plus, Maria Eduardina, All Fitness e Larissa Beach) desfilarem. Fora da passarela, Naya Violeta, Theo Alexandre, Rafael Aquino e Isa Silva participam do talk ‘A moda do futuro X o futuro da moda’, a partir das 14h30. A moderação ficará por conta da gerente estadual de moda do Sebrae Goiás, Thaís Oliveira. O lançamento do concurso Miss Afro e a apresentação do Projeto União Africana também fazem parte da programação do dia.

No último dia da Semana da Moda Goiana, ocorrerá a etapa final do Concurso de Estilistas, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Estácio e Universo, a partir das 10 horas. As marcas Di Paula, Praxedes, Balada, Muchacha e os lojistas do Mega Moda (Ayla Thaynara, Face Jeans, Florê, Gesú e Nobreza) irão desfilar no sábado (2/9). O encerramento da Semana da Moda Goiana será feito com a voz e apresentação de Fernanda Abreu. O show ocorrerá no Palácio da Música às 22 horas.

Estande Goiás

Em um estande interativo, a Retomada e os Cotecs oferecem um espaço instagramável com elementos da moda para os tradicionais vídeos 360 graus. Um quiz vai apresentar as ações de qualificação, emprego e renda do Governo de Goiás, em forma de game e com brinde ao final.

A Secretaria de Cultura (Secult) realizará a exposição ‘Cavalhadas: cultura, natureza e nós’, dos artistas Fatinha Bastos e Viníciu Fagundes Bárbara, que traz uma representação das batalhas entre mouros e cristãos com artigos feitos de fibras, palhas de milho, cápsulas de Jequitibá e de outras árvores do Cerrado. Serão expostos também manequins com as históricas indumentárias dos cavaleiros de alguns municípios que participam do Circuito das Cavalhadas em Goiás.

Para a secretária de Cultura, Yara Nunes, essa é uma excelente oportunidade para pesquisadores, empresários e público conhecerem de perto um pouco mais sobre as tradicionais festividades do calendário cultural de Goiás. “A moda é uma expressão cultural que reflete os valores e as tradições de uma sociedade, e levar um mostruário de peças históricas e ricas em cultura ao evento é mais uma forma de enaltecer essa simbiose entre moda e cultura”, reforça a titular da Cultura.

Com uma exposição africana de moda e o programa Cinturão da Moda, que aproxima lojistas e produtores de moda, a Secretaria de Indústria e Comércio também marca presença na Amarê. “Vamos receber os prefeitos interessados em participar do programa e, também, divulgar esta ação do Governo de Goiás que está gerando emprego e renda para costureiras e comerciantes nas cidades goianas”, destaca Joel de Sant’Anna Braga Filho.

E por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o público irá conferir uma coleção feita de retalhos de tecidos confeccionada pelos alunos da Oficina de Corte e Costura. Todo o conceito foi desenvolvido pelos adolescentes, desde a idealização e desenho do croqui até a etapa de molde, corte e costura. Entre as peças, há, inclusive, um modelo para gestantes, caso em que a modelo será uma das jovens atendidas pelo Programa Meninas de Luz, que também funciona no Tecendo o Futuro e atende adolescentes grávidas em situação de vulnerabilidade social.

Amar é

Esta edição também terá um programa voltado para causas sociais e sustentabilidade: o Amar é. E um dos projetos que serão apresentados é o apoio à Associação de Mulheres Kalunga de Monte Alegre, por meio do lançamento da marca Tuya Kalunga, criada por mulheres da comunidade quilombola do Tinguizal. Em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), os projetos Meninas de Luz e Tecendo o Futuro são outras ações do programa, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo.

Outra ação é a apresentação do estudo de viabilidade do tratamento dos resíduos sólidos das facções têxteis em Goiânia, como forma de diminuir o impacto ambiental dessa produção de larga escala. Também terá espaço garantido o Projeto de Artesanato de Goiás e as joias em prata de Pirenópolis, reconhecido em 2019 como Indicação Geográfica de Goiás graças ao levantamento histórico realizado pelo Sebrae Goiás. O projeto será exposto com o objetivo de trazer o reconhecimento a essa confecção tradicional do Estado e ajudar os artesãos locais com seus empreendimentos.

Manifesto

Como manifesto, a Amarê Fashion propõe a união de todos que compõem a indústria da moda goiana para o novo empreendedor que quer desbravar o mundo fashion e para a marca que já está consolidada no mercado. Tanto para aqueles que confeccionam slow fashion, como para os que recorrem ao fast fashion.

“Nascemos para unir. Somos o hub da moda em Goiás que traz a união de todas as modas praticadas no Estado. Seja na capital e nas cidades do interior. Na avenida mais famosa da cidade ou nas mais simples. Trazemos a unidade, respeitando cada diversidade olhando para um único sentido: o amanhã da moda goiana que começa hoje”, diz o manifesto.

Sobre a Amarê Fashion

Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana tem como objetivo fortalecer os negócios da moda goiana, consolidando o Estado de Goiás como importante polo criador de moda no Brasil. Carregado de referências, ao mesmo tempo regionais e cosmopolitas, a Amarê Fashion se prepara para a sua 2ª edição.

Amarê Fashion 2022 em números: R$ 29,3 milhões estimados em negócios; 454 oportunidades de negócios (reuniões); 85 empresas participantes; comitivas da Austrália, Itália e Estados Unidos; presença de três tradings com atuação internacional, e de empresários dos Estados brasileiros de Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

SERVIÇO | 2ª edição da Amarê Fashion – Semana de Moda

Quando: 29, 30 e 31 de agosto; 1º e 2 de setembro de 2023 (terça-feira a sábado)
Horários: abertura da portaria às 13h
Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, Km 01 – Goiânia (GO)
Inscrições devem ser feitas pelo site
Evento gratuito

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads.

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo