Notícias

Confira o que abre e o que fecha no feriado de 12 de outubro em Goiânia e em Goiás

Prefeitura e Governo de Goiás decretaram ponto facultativo na sexta-feira (13), com exceção às atividades consideradas essenciais. A FACTUAL preparou uma lista com o funcionamento de órgãos, serviços públicos municipais e estaduais e shoppings

Com a proximidade do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrado nesta quinta-feira, 12 de outubro, a Factual traz uma lista com o que abre e o que fecha nas administrações municipal e estadual, além dos horários de funcionamento dos shoppings da Capital e Região Metropolitana. O intuito é que você se programe e aproveite a data, em que também é comemorado o Dia das Crianças.

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

A Prefeitura de Goiânia decretou ponto facultativo na sexta-feira (13). O decreto que dispõe sobre a medida foi publicado na edição de terça-feira (10) do Diário Oficial do Município (DOM).

Os atendimentos de urgência e emergência na Saúde, ações de fiscalização e atenção às mulheres vítimas de violência seguem normalmente. Serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros seguirão pela capital.

Para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos, os serviços também não sofrerão interrupção. Os cidadãos podem solicitar a Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Veja como será o funcionamento dos órgãos da administração municipal:

Atende Fácil

Unidades do Atende Fácil estarão fechadas durante todo o feriado, a partir de quinta-feira (12). O funcionamento normal será retomado na segunda-feira (16).

Saúde

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 16 unidades de saúde que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco, ou seja, com prioridade às situações mais graves.

Atualizações sobre testagem, além de informações a respeito das campanhas de vacinação contra a Covid-19, podem ser acompanhadas pelo site www.goiania.go.gov.br/imunizagyn.

Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O feriado e o ponto facultativo não alteram o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia.

O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Fiscalização Ambiental

O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.

Guarda Municipal

Funcionará normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 153.

Comurg

Mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Lazer

Os parques Zoológico e Mutirama vão funcionar normalmente durante o feriado. O Mutirama funciona de quinta-feira a domingo, das 9 às 17 horas. O Zoológico, por sua vez, receberá público de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 17 horas, com compra de ingressos na bilheteria até às 16 horas.

Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC)

Os ônibus do transporte coletivo da Capital circulam na quinta-feira (12) com planilha operacional de feriado, com 3.429 viagens. Na sexta-feira (13), o transporte funciona com planilha especial de dia útil, com 7.004 viagens. Já no sábado e domingo, o funcionamento será normal, com planilha de fim de semana. O município recomenda aos passageiros que utilizem o aplicativo SiIMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.

Atividades consideradas essenciais, como unidades de saúde, de policiamento e Corpo de Bombeiros não serão impactadas.

Funcionamento de serviços públicos do Estado

O feriado nacional também provocará alteração nos horários de funcionamento de serviços públicos do Estado. Na maior parte dos órgãos e unidades, não haverá atendimento também na sexta-feira (13), em virtude de decreto de ponto facultativo. Já as unidades de saúde, de policiamento e do Corpo de Bombeiros, consideradas essenciais, operam normalmente.

Veja como será o funcionamento dos órgãos e serviços estaduais:

Vapt Vupt

Na quinta-feira (12), todas as unidades do Vapt Vupt estarão fechadas. Na sexta (13), com o decreto de ponto facultativo, o funcionamento será em horário especial, das 8 às 13 horas. No sábado (14), as unidades que possuem expediente, como são os casos de Goiânia e Aparecida de Goiânia, funcionarão em horário normal.

Agência Goiana de Regulação (AGR)

A autarquia vai manter o atendimento aos consumidores de energia e de saneamento básico, bem como do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, durante todo o feriado. A Ouvidoria Setorial receberá as manifestações dos usuários pelo e-mail (ouvidoria@agr.go.gov.br) e por formulário no site da agência (agr.go.gov.br/ouvidoria).

Ceasa

As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) funcionarão em seu horário habitual, das 4 às 14 horas, todos os dias do feriado prolongado.

Detran

Não haverá expediente nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) em todo o estado durante o feriado. No entanto, diversos serviços podem ser realizados pelo site do Detran e pelo aplicativo Detran GO ON, disponível nas versões para Android e iOS. Por meio do aplicativo é possível, por exemplo, atualizar o endereço, solicitar a CNH definitiva e consultar pontuação na CNH.

Procon

Também não haverá expediente na sede do Procon nesta quinta e sexta-feira. Assim como o presencial, o atendimento por meio do número 151 não estará disponível. Os consumidores poderão registrar suas reclamações pela internet, por meio do Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br). As atividades serão retomadas normalmente na segunda-feira (16).

Saneago

Equipes da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) vão manter os trabalhos operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido e com suporte 24 horas. Os interessados devem procurar os seguintes canais: Central (0800 645 0115), WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site (www.saneago.com.br).

Equatorial

Em razão do feriado de Nossa Senhora Aparecida, as agências de atendimento presencial da Equatorial Goiás estarão fechadas na quinta-feira (12), retornando às atividades na sexta-feira (13). Os clientes que precisarem de atendimento podem contar com os demais canais que permanecerão disponíveis.

  • Agência virtual www.equatorialenergia.com.br;
  • Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
  • Assistente virtual Clara, pelo WhatsApp (62) 3243-2020;
  • Central de Atendimento 0800-0620196;
  • Agências de atendimento presencial.

Os clientes também podem registrar falta de energia enviando um SMS gratuitamente para o número 27949 escrevendo faltadeenergia, tudo junto, dar um espaço e digitar o número da instalação, que consta na conta de energia. Em seguida é enviado o número de protocolo e a previsão de atendimento.   

Shoppings

Confira, a seguir, o funcionamento dos shoppings em Goiânia e Região Metropolitana durante o feriado desta quinta-feira, 12 de outubro.

Aparecida Shopping

  • Lojas e quiosques: 10 horas (abertura facultativa) | 14 às 20 horas (abertura obrigatória)
  • Alimentação: 11 às 22 horas (abertura obrigatória)

Araguaia Shopping

Lojas e Quiosques: abertura das 8h30 às 20h30
Alimentação: abertura das 10 às 22h

Buriti Shopping

  • Praça de alimentação: 10h às 22h
  • Lojas e quiosques: abertura facultativa das 10h às 22h

Flamboyant Shopping

  • Áreas de alimentação e Lazer: 10 às 22 horas
  • Demais lojas – 10 às 22 horas (funcionamento facultativo)
  • Restaurantes do Polo Gastronômico Flamboyant seguem horários estendidos e diferenciados. Para informações e reservas, consulte cada restaurante.

Goiânia Shopping

  • Lojas e Quiosques: das 14h às 20h30
  • Alimentação e Lazer: das 10h às 22h
  • Restaurantes: das 11h30 às 23h

Mega Moda Shopping

  • Funcionamento normal: 8 às 18 horas

Passeio das Águas Shopping

  • Lojas e Quiosques: 14 às 20h30 (horário obrigatório)
  • Alimentação e Lazer: 10 às 22 horas (horário obrigatório)
  • Restaurantes: 11h30 às 23 horas (horário obrigatório)

Plaza D’Oro Shopping

  • Lojas e Quiosques: 9 às 21 horas (horário facultativo)
  • Praça de alimentação: 11 às 20 horas
  • Supermercado Store: 8 às 22 horas

Portal Shopping

  • Lojas e quiosques: 10 às 22 horas (facultativo)
  • Alimentação, lazer e eventos: 10 às 22 horas (obrigatório)

Shopping Bougainville

  • Lojas e quiosques: 14 às 20 horas
  • Praça de alimentação e restaurantes: 12 às 22 horas

Shopping Cerrado

  • Alimentação e lazer: 10 às 22 horas
  • Lojas: 14 às 20 horas

Shopping Estação Goiânia

  • Lojas e quiosques: 9 às 17 horas
  • Praça de alimentação: 10 às 22 horas

LEIA TAMBÉM: Aparecida de Goiânia decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (13)

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads.

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo