Goiânia

Terminal Hailé Pinheiro é inaugurado e amplia rede de transporte público em Goiânia

Novo terminal faz parte do sistema BRT Norte-Sul, conectando a Capital de ponta a ponta, passando pelas regiões Noroeste, Norte, Centro e Sul. Unidade entrará em operação neste sábado (16)

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) inaugurou nesta sexta-feira (15), o Terminal de Integração Hailé Pinheiro, localizado na Avenida Goiás Norte com a Perimetral Norte. A unidade, última a ser entregue e que faz parte do sistema BRT Norte-Sul, já entrará em operação para a população neste sábado (16) e visa ampliar a rede de operação do transporte público na cidade, representando um compromisso da gestão municipal em retomar e concluir projetos anteriormente paralisados.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Rogério Cruz enfatizou o significado deste marco. “Inaugurar essa obra é motivo de muito orgulho, pois estamos mostrando a nossa responsabilidade com o dinheiro público”, disse, ao lembrar que o sistema BRT Norte-Sul, que se estende desde o Recanto do Bosque até o Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, será um sistema mais eficaz e abrangente, atingindo positivamente a vida de mais de 150 mil cidadãos todos os meses.

Além disso, a modernidade do sistema, com ônibus equipados com ar-condicionado e portas dos dois lados, elevará substancialmente o padrão de conforto para os usuários. O prefeito de Goiânia também enfatizou a importância do nome do terminal, homenagem a Hailé Pinheiro, um nome respeitado tanto na área empresarial quanto no esporte goiano.

“Hailé Pinheiro foi uma pessoa que teve uma história muito bonita na área empresarial e também no esporte goiano, sendo referência para muitos de nós, independentemente do time que torcemos”, pontuou.

Com a inauguração do Terminal Hailé Pinheiro, o sistema BRT Norte-Sul se aproxima de sua conclusão, que contará com 121 linhas conectadas, 36 estações e uma velocidade média entre 22 e 26 km/h, resultando em uma redução considerável no tempo de viagem. “Além do Hailé Pinheiro, nós já entregamos os terminais Isidória e Paulo Garcia, que se somam ao Recanto do Bosque”. O prefeito lembrou que o trabalho, agora, segue pelo Consorcio BRT para concluir as estações. “Para que assim possamos entregar, até o fim deste ano, todo o trecho 2 do BRT e colocá-lo em operação”, pontuou, conforme acordo firmado com o Consórcio BRT.

Qualidade no transporte

A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), que destacou a importância do BRT para a qualidade do transporte público em Goiânia. “Mais uma etapa sendo entregue hoje pelo prefeito Rogério Cruz e toda a sua equipe. A gente acredita no compromisso de que a obra seja concluída integralmente até o final do ano para proporcionar uma melhor qualidade do transporte para os passageiros que utilizam essa via”, salientou o vice-governador.

O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, enumerou que o BRT vai proporcionar mais qualidade e conforto aos usuários do transporte público de Goiânia. “O goianiense vai poder optar pelo transporte público no lugar do individual. Essa é a grande sabedoria de cidades inteligentes e que buscam melhorar essa modalidade e fazer o melhor para os cidadãos que moram nessa cidade”, disse, ao citar que o Terminal Hailé Pinheiro é moderno, conectado e oferece conforto aos usuários.

Homenagem

Edmundo Pinheiro, filho do homenageado Hailé Pinheiro, expressou sua satisfação com a homenagem, ressaltando o envolvimento de seu pai com o transporte público e sua relevância para a cidade. “Ele estaria muito feliz com essa homenagem e, principalmente, sendo na área do transporte público: um tema que ele sempre se mostrou muito preocupado. A nossa família também fica muito feliz, pois sabemos da importância dessa obra para a cidade”, revelou.

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), também elogiou a escolha do nome do terminal e destacou a contribuição de Hailé Pinheiro para o esporte goiano. “Hailé foi o principal e mais importante representante do futebol goiano em nível nacional. Não somente pelo Goiás Esporte Clube, mas por defender o futebol goiano como um todo. Por isso, o prefeito Rogério Cruz mais uma vez acerta com essa justa homenagem a quem sempre teve uma história empresarial e no futebol ímpar em Goiânia”, frisou.

Investimentos

O Terminal Hailé Pinheiro se une aos já entregues Terminal Isidória, em julho de 2022, com investimento de R$ 19,5 milhões, e ao Terminal Paulo Garcia, em abril deste, que fortalecem a infraestrutura de transporte público em Goiânia e proporcionando mais opções de mobilidade para os cidadãos. “Com a entrega deste projeto, reafirmamos nosso compromisso com o progresso da cidade e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes”, conclui Rogério Cruz.

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads.

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo