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Natal em Goiânia: mais de 70% dos consumidores pretendem ir às compras na Capital

Dados constam em sondagem realizada pela CDL Goiânia. Roupas e calçados foram indicados como itens mais desejados, mas brinquedos, eletroeletrônicos, perfumes e cosméticos também aparecem na lista

As comemorações do Natal em Goiânia prometem movimentar as lojas da Capital nos próximos dias. Ao todo, 72% dos consumidores devem ir às compras – quase 600 mil pessoas. Já os goianienses que não irão investir na data (28%) apontaram a falta de condições financeiras para presentear como principal motivo. Os dados constam em uma sondagem realizada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia.

De acordo com o levantamento, cada consumidor deve adquirir quatro produtos neste ano, com ticket médio de R$ 150 por item.

“O Natal é a comemoração mais importante, mais esperada e de maior movimentação no comércio. A tradição de oferecer presentes a um maior número de pessoas faz com que a data ofereça boas oportunidades para o lojista. Nesta dinâmica, o consumidor também sai ganhando devido às ofertas e promoções específicas preparadas para a comemoração”, aponta o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.

Roupas e calçados lideram a lista dos itens mais procurados

Na preferência dos produtos, as roupas lideram o ranking, com 37,3%. Na sequência estão os calçados (16,3%) e brinquedos (16%). Outros itens mencionados foram os eletroeletrônicos, perfumes e cosméticos, joias, livros e serviços.

Entre os locais mais citados pelos entrevistados para as compras presenciais, 41% optarão pelas lojas de rua, 33% irão aos shoppings e 14% mencionaram as feiras. Na hora do pagamento, a opção à vista aparece em primeiro lugar (73%), seguido por pagamento parcelado (27%). Como diferencial para a decisão de compra, os entrevistados apontaram preços e promoções (52%), seguido por qualidade (22%).

Maioria vai fazer pesquisa de preços para as compras de Natal em Goiânia

Dentre todos os consumidores que pretendem comprar no Natal em Goiânia em 2023, a maioria (88%) pretende realizar pesquisa de preço. Na divisão por gênero, as mulheres serão as que mais farão análise comparativa dos valores antes das compras (92%). Já com os homens, esse percentual fica em 84%.

Comparado ao ano anterior, a maioria (36%) informou que investirá o mesmo valor em 2023. Para 17% o investimento será maior que no ano passado. Já para 11%, o valor a ser desembolsado será menor.

Sobre a data da compra, 32% irão em busca dos produtos entre os dias 17 e 20 de dezembro, enquanto 30% pretendem comprar antes do dia 17 de dezembro. Para 24% dos ouvidos no levantamento, as compras serão realizadas na véspera ou no próprio dia da celebração de Natal.

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Redação

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