Notícias

Consumo de energia em Goiás bate recorde, afirma Equatorial

Período de temperaturas mais altas tem feito com que haja maior uso de ar-condicionado, ventiladores e equipamentos refrigeradores

A Equatorial informou que o consumo de energia em Goiás bateu recorde no mês de outubro nas residências goianas. Segundo a companhia, o período de temperaturas mais altas resultou em 225 kWh consumidos por instalação.

A média é a maior da história no Estado e bateu a que foi registrada em outubro de 2020, quando o consumo médio chegou a 200 kWh por instalação durante a pandemia de Covid-19.

Diante da iminência de uma nova onda de calor, prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a Equatorial orienta os clientes para que adotem hábitos de economia durante esses dias mais quentes.

Dados do Cimehgo apontam que o calor deve ficar mais intenso a partir deste final de semana, em Goiás.

“Vale lembrar que em outubro de 2020 vivíamos uma pandemia, os clientes estavam passando por grandes mudanças nos hábitos de consumo, ficando mais tempo dentro de suas casas. Além disso, havia forte redução em outras classes de consumo, como poder público, já que boa parte das atividades passou a ser realizada remotamente”, destaca o executivo de Faturamento da Equatorial Goiás, Marcos Aurélio Silva.

O executivo de Faturamento afirma que o consumo médio residencial registrado em outubro de 2023 representa um aumento de 18% quando comparado ao mesmo mês do ano passado e de 14% na comparação com o mês anterior, setembro, que foi considerado o mais quente do ano.

“Esse crescimento se dá principalmente pelo forte calor, que aumenta o consumo de energia dos equipamentos refrigeradores e provoca fortes mudanças nos hábitos de consumo, como uso maior de ar-condicionado e ventiladores, assim como maior consumo de alimentos e bebidas refrigeradas”, comenta.

Consumo de energia em Goiás

Normalmente o consumo médio residencial dos goianos fica na faixa de 166 kWh. A onda de calor tem provocado sobrecarga na rede elétrica de todo o País. O Operador Nacional do Sistema (ONS) registrou aumento de 7,3% na demanda de carga em todo o Brasil no mês de setembro e prevê um crescimento de 7,6% em novembro.

Marcos Aurélio ressalta que durante todo o ano de 2023 o cliente goiano está apresentando consumo médio residencial bem acima dos resultados de 2022.

“Esse quadro pode ser justificado pelo crescimento do uso de aparelhos de ar-condicionado, que estão cada vez mais acessíveis para a população, pelo aumento da geração de energia solar, que reduz a preocupação do cliente com o consumo de energia, e também por conta da ausência das bandeiras tarifárias, que mantém o preço da energia mais baixo”, afirma.

Vale lembrar que essa condição climática adversa, associada ao aumento do consumo, provoca desarmes nos disjuntores de entrada de prédios, condomínios e mesmo de residências que não estão dimensionados para esse crescimento no consumo de energia. Por isso, é importante que o cliente esteja atento à sua rede interna, que é de sua responsabilidade.

Economia de energia

Nesse momento, o executivo recomenda cautela e consumo consciente, para que o cliente não se surpreenda com o valor da conta de energia. Isso porque o uso de equipamentos como ar condicionado e ventilador se torna cada vez mais frequente. Além disso, aparelhos refrigeradores, como geladeira, freezer e bebedouros, naturalmente consomem mais energia, pois os compressores precisam ser acionados com mais frequência para manter a temperatura para a qual estão programados. É preciso atenção e uso moderado para que não haja susto na hora de pagar a conta de energia.

Marcos Aurélio orienta que para economizar energia, os clientes devem adotar novos hábitos de consumo.

“Medidas simples, como reduzir a temperatura do chuveiro, evitar usar o micro-ondas para descongelar alimentos e abrir a geladeira com menor frequência podem impactar significativamente no valor da conta. Também é importante verificar as instalações internas da residência periodicamente, pois instalações antigas, com fios velhos ou muitas emendas, causam desperdício de energia e podem até causar incêndios”, completa.

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo