PolíticaNotícias

Caiado é o primeiro adversário de Lula em 2026, destaca revista Veja

Reportagem desta semana mostra que alinhamento com Bolsonaro e estratégias como a presidência do Consórcio Brasil Central, colocam governador goiano como figura central nas discussões políticas, apesar das incertezas da disputa presidencial

A trajetória política do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi destaque da revista Veja desta semana, em reportagem de oito páginas assinada pelos jornalistas Victoria Bechara e Bruno Caniato. São 35 anos de uma história que começou de forma ousada: na disputa pela presidência da República, em 1989. O percurso inclui passagens marcantes pela Câmara Federal e pelo Senado até a gestão com alta popularidade no Governo de Goiás. É o perfil do “primeiro desafiante” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo eleitoral, como mostra a reportagem.

Ao se lançar antecipadamente na corrida presidencial, Caiado busca não apenas desafiar o Partido dos Trabalhadores (PT), mas também consolidar-se como líder de uma frente ampla. Seu alinhamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – e estratégias como a presidência do Consórcio Brasil Central – colocam o governador como figura central nas discussões políticas, apesar dos desafios e incertezas que permeiam a disputa de 2026.

Numa história marcada pela coerência na defesa de pautas conservadoras e do agronegócio, a reportagem diz que o momento atual é de articulação de estratégias internas no União Brasil, enfrentando rachas e divergências ideológicas. Sua vitória no processo de troca de comando no partido é um passo importante.

A aprovação expressiva de sua gestão no Estado, com 81%, segundo estudos do instituto Paraná Pesquisas, o credencia para o pleito. No entanto, para conquistar votos além de Goiás, o presidenciável tem divulgado os resultados das ações de seu governo nacionalmente, ocupando espaços na mídia, abrindo escritórios em São Paulo e Brasília, além da citada presidência do Consórcio de governadores. Pautas como Segurança Pública contribuem com seu projeto.

“O Brasil precisa saber de que maneira vai enfrentar o narcotráfico. Vai se acomodar, como hoje se faz, ou teremos medidas capazes de libertar o Brasil das facções? Até agora foram apenas medidas paliativas”, afirmou Caiado durante a entrevista.

A reportagem aborda ainda o alinhamento político de Caiado com Bolsonaro, mesmo após rusgas durante a pandemia. E o considera como candidato com maior identificação junto aos eleitores conservadores. Equilibrando-se entre os mais radicais e os que se dizem de ‘centro’, a meta é manter o fôlego para seguir na dianteira oposicionista da maratona eleitoral que se desenha.

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo