Cultura

Festival Internacional de Cinema de Goiânia começa nesta quarta-feira (29)

Filmes serão exibidos gratuitamente para o público na sala 2 do Cine Ritz. Programação conta, ainda, com encontros para intercâmbio entre produtores e cineastas, e atividades de ensino em cinema

Começa nesta quarta-feira (29/11), a partir das 18 horas, no Centro Cultural UFG, e segue até o próximo domingo (3/12) o II Festival Internacional de Cinema de Goiânia (Giff). O festival reúne mais de 40 produções nacionais e internacionais em cinco mostras competitivas – Origens e Ruptura – e não competitivas – Fronteiras Abertas, Giffinho, Outras Narrativas e Acessibilidade.

Os filmes serão exibidos gratuitamente para o público na sala 2 do Cine Ritz, local histórico no Centro da capital goiana. Além disso, a programação conta com encontros para intercâmbio entre produtores e cineastas, e atividades de ensino em cinema para a população.

O destaque da abertura é a exibição do filme ‘Pedágio’, novo longa da diretora brasileira Carolina Markowicz, personalidade homenageada desta edição. Estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, o longa será exibido pela primeira vez no Centro-Oeste. O drama retrata a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para o que ela julga como doença. A produção estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), no Festival de San Sebastian e recebeu quatro prêmios Redentor no Festival do Rio. Para prestigiar a cerimônia de abertura é necessário retirar ingressos, de forma gratuita, no site Sympla.

Idealizado pelos cineastas goianos Cássio Domingos e Vanessa Goveia, o Giff permite que realizadores independentes de Goiás exibam seus filmes na tela grande do cinema e troquem experiências com outros realizadores brasileiros e estrangeiros. Sua primeira edição ocorreu em 2022, de forma online.

“Muitas vezes, os festivais de cinema são a primeira porta de entrada de uma obra audiovisual, além de serem os principais canais de difusão de obras de novos realizadores, de curtas-metragens, e de produções nacionais e estrangeiras não exibidas em circuito comercial. O Giff se apresenta como uma janela única em Goiás”, conta Vanessa.

Durante o período de inscrições, a produção do festival recebeu mais de 3 mil filmes para avaliação. A curadoria de longas-metragens está marcada por obras que despertam curiosidade, emocionam e provocam o público a questionar sua realidade e conviver com as diferenças. Já os curtas-metragens priorizam a representatividade de etnias, fronteiras, gêneros, público e preocupações socioculturais.

“O intercâmbio cultural, o debate, a democratização, e a acessibilidade são marcas deste evento. O meu desejo é que todos que participarem se sintam acolhidos e profundamente tocados por essas obras fílmicas contemporâneas”, enfatiza Cássio Domingos.

Entre os filmes que serão exibidos nas mostras está ‘Mais Pesado é o Céu’, do diretor Petrus Cariry, que estará presente para debate do longa. Com atuação de Matheus Nachtergaele, o filme já conquistou prêmios no Festival de Gramado e no Oldenburg Festival (Alemanha). O cinema independente de Goiás também estará bem representado. Ao todo, 16 filmes goianos foram selecionados. ‘Granada’, do cineasta Benedito Ferreira, por exemplo, participa na mostra competitiva Origens.

Cena de ‘Mais Pesado é o Céu’ (2023), do diretor Petrus Cariry — Foto: divulgação

Já entre os filmes estrangeiros, está o premiado ‘The Scent of the Wormwood’ (O Aroma do Absinto), do diretor Aibek Daiyrbekov, do Quirguistão, selecionado na Mostra Ruptura. Representantes do longa asiático, o casal Nurbek e Nurgul Daiyrbekov, estarão presentes durante todo o festival. O cineasta e produtor Cássio Domingos acredita que essas participações “mostram que o intercâmbio cultural de fato ocorrerá com pessoas não europeias ou norte-americanas. De um cinema mais raro, fora dos polos de produção comercial”.

Ações sociais

Envolvido em ações sociais, o festival também articulou a participação de público das comunidades Beira da Mata e Paulo Freire, ocupações de Aparecida de Goiânia e Goiânia. A ação é uma parceria com o Movimento de Trabalhadoras/es por Direitos (MTD), a fim de democratizar o cinema e a cultura.

“O objetivo é despertar nas comunidades o cinema enquanto uma poderosa ferramenta de denúncia, que dá visibilidade a narrativas de vida e resistência. Esse é o caso da luta organizada das ocupações urbanas pelo direito à moradia digna em Goiânia e região, recentemente retratada no filme Entre Lonas e Estacas, produzido pela Defensoria Pública de Goiás”, explica a jornalista Clara Domingos, integrante da direção estadual do MTD.

O Giff ainda promoverá oportunidades de aprendizado e networking. Nos dias 1° e 3 de dezembro, será realizada a palestra ‘Cadeia de Comercialização de Filmes’, com Barbara Sturm, especialista em distribuição de projetos audiovisuais; a oficina ‘Introdução à Direção de Fotografia – O Comportamento da Câmera’, com Larry Machado, cineasta e diretor de fotografia, e a oficina ‘Música e som como elementos narrativos do cinema’, com o compositor argentino Laureano Nazar. Essa parte da programação ocorrerá em dois locais: na Vila Cultural Cora Coralina e no Instituto Gustav Ritter.

No último dia do festival, haverá uma sessão especial do filme Sem Coração, de Nara Normande e Tião, também no Cine Ritz, com debate do longa realizado na presença do diretor. Após a sessão, haverá a cerimônia de premiação e o encerramento do Giff. Para dar continuidade ao projeto e fomentar a cultura audiovisual em Goiás, a produtora do festival, CSD Filmes, realizará em março de 2024 a primeira edição do Giff Interiores, uma mostra itinerante com filmes vencedores do II Giff. A mostra ocorrerá nas cidades de Nova América de Goiás e Matrinchã, cidades com menos de 5 mil habitantes e fora da Região Metropolitana de Goiânia.

A programação completa com os horários e dias de cada sessão pode ser encontrada no site oficial giff.art.br, no perfil oficial no Instagram (@festivalinterdecinema) e no link bit.ly/programacaogiff.

Sobre o Festival Internacional de Cinema de Goiânia

Promovido pela produtora goiana CSD Filmes, e patrocinado com recursos do Programa Goyazes 2023 e Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, com investimentos da Compleite, Lojas TBT Mais e Leve Supermercados. Possui apoio da Secult Goiânia, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Gustav Ritter, Vila Cultural Cora Coralina, É Nóis Ki Tá Produções, DAFUQ Filmes, Cine Lume Ritz Goiânia e FunHouse.

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo