SaúdeGoiânia

Goiânia confirma primeira morte por dengue em 2024

Boletim Epidemiológico Arbovirose de número 7 revela aumento da incidência de casos da doença e a necessidade do apoio da população no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti

Com um aumento nos casos, confirmados e em investigação, de dengue em Goiânia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta para o cenário e reforça as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Segundo dados do Boletim Epidemiológico Arboviroses de número 7, divulgado nesta quarta-feira (21/2), a Capital registrou a primeira morte por dengue em 2024. A vítima é do sexo feminino, acima de 60 anos.

Além disso, o boletim informa que 2.542 casos da doença foram confirmados, um aumento de 67,2% em relação ao boletim anterior, que contabilizava 1.520 casos. Ainda de acordo com o informe, há 80 casos confirmados de chikungunya, e dois casos prováveis de zika vírus.

O titular da SMS, Wilson Pollara, aponta fatores como a variação climática, aumento das chuvas, o ressurgimento de novos sorotipos do vírus e o inverno atípico como contribuintes para o crescimento desses números.

“Além desses, outros fatores têm contribuído para o aumento de casos, como o inverno atípico, além das consequencias provocadas pelo El Niño. A chuva, somada ao calor, favorece na replicação do mosquito Aedes aegypti”, diz.

Ele explica que Goiânia continua no nível de alerta 2, mas agora passou para a situação 3.

Dentre outras ações que são realizadas pela Prefeitura de Goiânia para combater o mosquito, estão as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs), uma vez que, conforme dados do Ministério da Saúde (MS), 75% dos focos estão nos quintais das residências dos moradores.

“Além disso, realizamos, em dois dias de força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti, 3.529 visitas em domicílios da Região Norte da Capital, que desde esta terça-feira (20/2) recebem as ações que integram o 1º Mutirão de Goiânia de 2024”, cita Pollara.

Armadilhas

Outra medida adotada em Goiânia são as armadilhas In2Care para o controle do Aedes aegypti. Para o trabalho, que é realizado por uma tecnologia holandesa, que emite substâncias que atraem as fêmeas para depositar os ovos no interior de um recipiente semelhante a um balde que contém larvicida e um fungo para contaminar os mosquitos durante a postura dos ovos, foram adquiridos 3.250 equipamentos. Além desses, outras 8 mil unidades serão adquiridas pela SMS.

As armadilhas estão instaladas em locais estratégicos da cidade, como nos setores Jardim Novo Mundo, Vila Nova, Setor Universitário e Parque Tremendão, e a iniciativa tem se mostrado extremamente eficaz no controle dos mosquitos da dengue, uma vez que houve uma redução de 49,1% de casos nos quatro setores quando analisado os registros de 2022, quando a tecnologia foi instalada, e de 2023, após um ano de utilização da tecnologia pela Prefeitura de Goiânia. Na análise mensal, por exemplo, em janeiro de 2022 foram registrados 635 casos e em janeiro de 2023 foram registrados 237 casos, com uma redução de 62,6%.

Sintomas e cuidados

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode variar desde casos assintomáticos até quadros graves. Entre os sintomas estão febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e dor abdominal intensa.

Confira medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti:

  • Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
  • Colocar areia nos pratos de plantas;
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
  • Limpar as calhas;
  • Cobrir piscinas;
  • Cobrir bem a cisterna;
  • Deixar as lixeiras bem tampadas;
  • Limpar a bandeja externa da geladeira;
  • Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
  • Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
  • Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
  • Cobrir bem todos os reservatórios de água.

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo