Cidades

Frente fria deve amenizar temperaturas e provocar chuvas em Goiás no fim de semana, diz Cimehgo

Expectativa é de que haja uma melhora significativa da umidade relativa do ar. Confira previsão

A onda de calor que castiga os goianos pode estar com os dias contados. Uma frente fria que avança pela região Sudeste do Brasil deve favorecer a ocorrência de pancadas de chuvas em Goiás no fim de semana, segundo dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

De acordo com o boletim, a expectativa é de temperaturas amenas e uma melhora significativa da umidade relativa do ar. O Cimehgo alerta, ainda, para risco potencial de formação de tempestades em várias regiões do Estado.

Para esta sexta-feira (17), a previsão é de predomínio de sol e possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas, graças à combinação de calor e umidade proveniente da região Norte do país. Dessa forma, as temperaturas máximas continuam elevadas e a umidade relativa do ar segue em queda.

Em Goiânia, haverá predomínio de sol. A temperatura máxima poderá chegar aos 37ºC. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 70%.

O calor deve ser mais intenso nas regiões Oeste, com máxima prevista de 41ºC; Norte e Sul. Nas duas últimas, a temperatura pode chegar aos 40ºC.

Em Porangatu, no Norte goiano; e em Itumbiara, no Sul do Estado, os termômetros devem marcar 40ºC nesta sexta-feira.

Até que as temperaturas sejam amenizadas pelas chuvas em Goiás, o Cimehgo alerta para risco potencial à saúde da população em decorrência da onda de calor e da baixa umidade relativa do ar, situação que atinge todas as regiões goianas.

Impactos na saúde e cuidados para enfrentar o calor

O período de altas temperaturas requer cuidados. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), listou alguns impactos na saúde e medidas que a população deve para enfrentar a onda de calor.

Desidratação: O calor extremo pode causar desidratação, que ocorre quando o corpo perde mais líquidos do que recebe. É essencial beber água regularmente, mesmo antes de sentir sede, para prevenir a desidratação.

Exaustão ou fadiga pelo calor: A exposição prolongada ao calor pode levar à exaustão, caracterizada por mal-estar, fraqueza, náuseas, síncope (desmaio), taquicardia e hipotensão. Pode haver aumento da temperatura corporal (> 40°C) e alteração do estado mental. Isso pode levar a insuficiência de órgãos, incluindo pulmões, coração e fígado. Evitar a exposição prolongada ao calor e buscar sombra ou locais mais frescos é fundamental para prevenir essas complicações.

Grupos vulneráveis: Crianças e idosos são mais suscetíveis aos efeitos adversos do calor. Eles têm maior probabilidade de desenvolver complicações com maior rapidez e gravidade. Portanto, é crucial garantir que esses grupos recebam hidratação adicional e permaneçam em ambientes bem ventilados ou refrigerados.

Alimentação adequada: Evitar alimentos gordurosos e de difícil digestão ajuda a minimizar o desconforto durante o calor. Optar por alimentos leves, ricos em água e sais minerais, como vegetais e frutas, é aconselhável.

Atividade física: Realizar atividades físicas nas horas mais frescas do dia, como no início da manhã ou no final da tarde e noite, é mais seguro. Lembre-se sempre da necessidade de hidratação e considere reduzir a intensidade e a duração dos exercícios em dias de calor intenso.

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo