Cultura

Viva Campinas: tradicional bairro de Goiânia ganha projeto de requalificação

Programação ocorrerá neste sábado (16), durante todo o dia, em diversos pontos do setor

Considerado o bairro mais antigo de Goiânia, o Setor Campinas recebe, neste sábado (16), uma programação semelhante à realizada no projeto Viva o Centro, de autoria da vereadora Kátia (PT). O Viva Campinas também pretende ocupar, requalificar, fomentar o comércio e discutir a função social do bairro nos mesmos moldes do projeto aprovado pela Câmara de Goiânia para o centro da cidade.

A primeira edição do Viva Campinas contará com uma programação espalhada por diversos pontos do bairro durante todo o sábado. O Mercado de Campinas, por exemplo, recebe a partir das 8 horas, uma programação cultural com o grupo de fiandeiras Tecendo a Vida. Já na Praça Joaquim Lúcio, artistas plásticos irão se reunir para pinturas de quadros, a partir das 9 horas. Na Praça da Matriz, entre 10 e 18 horas, acontece uma edição do Encontro de Brechós. E à tarde, no Parque Campininha das Flores, haverá brincadeiras para crianças.

O projeto Viva Campinas, de iniciativa da vereadora Kátia, assim como o Viva o Centro, é estruturado em cinco eixos, que são o Patrimônio material e imaterial; Economia, Arte, Cultura e Lazer; e Mobilidade e Sustentabilidade. Ademais, Segurança e Dignidade Humana; e Trabalho e emprego. O objetivo é discutir a função do bairro e também incentivar sua preservação, ocupação qualificada e as atividades econômicas na região.

“Por ser o bairro mais antigo de Goiânia e ter uma característica muito parecida com o Centro, resolvemos levar o projeto também para a região e buscar, com isso, requalificar Campinas que também sofre com os mesmos problemas da região central”, explica a vereadora.

O Setor Campinas, Campininha das Flores ou, simplesmente, Campinas é um bairro da região Central de Goiânia, mas antes foi um município fundamental para a construção de Goiânia. Surgido como arraial em 1810, foi elevado à condição de município em 1914 e, com a construção da capital, em 1930, foi incorporado como bairro.

SERVIÇO | Viva Campinas

Quando: sábado, 16 de setembro de 2023
Horário: a partir das 8 horas
Onde: Mercado Municipal de Campinas
Endereço: Av. São Paulo, 361, Campinas – Goiânia/GO

Programação:

  • 8 à 12 horas – Mercado Municipal de Campinas: encontro de fiandeiras
  • 9 às 12 horas – Praça Joaquim Lúcio: pinturas de quadros
  • 10 às 18 horas – Praça da Matriz: Encontro de Brechós
  • 16 às 18 horas – Parque Campininha das Flores: brincadeiras infantis

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads.

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo