Cultura

Casa Brasileira de Palhaços abre inscrições para oficinas gratuitas em Goiânia

São 30 vagas, voltadas para artistas iniciantes e profissionais, maiores de 18 anos. Atividades serão realizadas no Circo Laheto

Entre os dias 22 e 26 de abril, o Circo Laheto, em Goiânia, receberá uma capacitação gratuita em palhaçaria. Serão ministradas oficinas e palestra na área, com 30 vagas, para artistas iniciantes e profissionais, maiores de 18 anos. As atividades fazem parte do projeto Casa Brasileira de Palhaços – Edição Palhaço Excêntrico Musical, uma iniciativa da Circo do Rio Produções Artísticas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de abril 2024, pelo e-mail circodorio@gmail.com, enviando currículo artístico para seleção dos artistas residentes.

De acordo com a idealizadora e diretora da Casa, Lilian Moraes (Palhaça Currupita), coautora do livro ‘Palhaços Excêntricos Musicais’, a ideia da residência artística é oferecer oficinas teóricas e práticas para capacitar os artistas a desenvolverem um bom número de palhaço excêntrico musical, usando as ferramentas essenciais para o processo criativo (ideia, roteiro, sinopse, perfil do número, construção do instrumento e execução da música), além de criar instrumentos musicais inusitados com objetos do cotidiano.

“O palhaço excêntrico musical é um artista que consegue extrair harmonias musicais de garrafas, penicos e latas. Fazer música atirando moedas sobre uma pedra. Extrai sons, ruídos cômicos e notas musicais de bexigas e bombas de bicicletas, harmonizando, transformando numa pequena sinfonia”, explica Lilian.

Essa é a segunda edição da Casa Brasileira de Palhaços, que foi contemplada pelo edital Funarte Retomada 2023 – Circo. A primeira edição – contemplada pelo edital Retomada Cultural RJ (SECEC/RJ) – circulou pelos municípios do Rio de Janeiro, Volta Redonda e Visconde de Mauá, em 2022, alcançando um público em torno de 1.500 pessoas de todas as idades.

O objetivo da Casa é utilizar a linguagem circense como instrumento pedagógico para abrir o caminho em direção à formação na arte do palhaço excêntrico musical e conta com a participação dos Mestres Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha), do grupo A Turma do Biribinha (Arapiraca/AL), Anthony Brito (Palhaço Fornalha), da Cia. Chirulico (Macaé/RJ) e do pesquisador Celso Suarana (São Paulo/SP). Em Goiânia, a produção executiva fica a cargo de Marcos Vinícius e Maneco Maraca, integrantes do Circo Laheto.

A palestra ‘A arte do palhaço excêntrico musical’ será realizada na segunda feira (22/4), das 9 às 12 horas, aberta ao público em geral. As oficinas e palestra contarão com tradução simultânea em libras e audiodescrição. A equipe do projeto também participou de curso, com Cris Muñoz, autista, mãe de autista e assessora de acessibilidade e inclusão do público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), objetivando se capacitar para o atendimento dos participantes com diferentes deficiências.

Confira mais detalhes do conteúdo e programação das atividades:

Oficina de palhaço excêntrico musical (dias 22, 23, 24, 25 e 26/4 das 9 às 12 horas) – As quatro relações fundamentais na arte do palhaço: Ele com ele mesmo, ele com o outro, ele com o público e ele com o objeto; Os três tipos de palhaço: O que erra e não sabe que errou, o que erra e diz que foi o outro e o que erra e disfarça; O estado de espírito do palhaço e a dramaturgia do palhaço excêntrico musical.

Oficina de instrumento excêntrico musical (dias 22, 23, 24, 25 e 26/4 das 14 às 17 horas) – Noções básicas de música; Pesquisa de objetos do cotidiano que emitem sons; Construção dos instrumentos excêntricos musicais e treinamento de um número excêntrico musical.

No dia 26/4, sexta, às 19 horas, na lona do Circo Laheto, será apresentado o espetáculo ‘Casa de Excêntricos’, fruto dos ensinamentos compartilhados durante as oficinas. Com a participação dos artistas residentes, é voltado para todas as idades e tem a duração de 60 minutos.

SERVIÇO | Projeto Casa Brasileira de Palhaços – Edição Palhaço Excêntrico Musical

Quando: 22 a 26 de abril de 2024 (segunda a sexta-feira)
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Onde: Circo Laheto
Endereço: Av. H, esq. c/ 72 (Parque da Criança) – Jardim Goiás, Goiânia/GO
Valor: Gratuito

Número de vagas para as oficinas: 30

Público alvo: Artistas iniciantes e profissionais, maiores de 18 anos, interessados em conhecer a arte do palhaço excêntrico musical.

Realização: Circo do Rio Produções Artísticas Ltda.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo