Entretenimento

Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos, em São Paulo

Ícone da música nacional, cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e desde então lutava contra a doença

Dia extremamente triste para os fãs do rock brasileiro. A cantora e compositora Rita Lee morreu no fim da noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo perfil oficial da artista nas redes sociais.

De acordo com o comunicado, Rita Lee faleceu “cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. Em 2021, a cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão e lutava contra a doença desde então.

Trajetória

Cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista, Rita Lee Jones nasceu no dia 31 de dezembro de 1947, em São Paulo. Filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones (1904–1983), descendente de imigrantes norte-americanos e de Romilda Padula (1904–1986), filha de imigrantes italianos, tinha duas irmãs: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones.

Iniciou sua carreira ainda nos anos 1960. Entre 1966 e 1972, integrou a banda Os Mutantes, junto a Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. No período, o grupo gravou seis álbuns e lançou hits como ‘A Minha Menina’, ‘Dom Quixote’, ‘Balada do Louco’ e ‘Ando Meio Desligado’, entre outros.

Posteriormente, foi integrante do grupo Tutti Frutti, com o qual lançou o bem-sucedido disco ‘Fruto Proibido’, em 1975, o qual contém sucessos como ‘Agora Só Falta Você’, ‘Esse Tal de Roque Enrow’ e ‘Ovelha Negra’. O álbum, clássico do rock brasileiro, deu a Rita o título de ‘Rainha do rock brasileiro’.

Em 1976, conheceu o guitarrista Roberto de Carvalho, com quem iniciou uma relação no amor e na música. O casal teve três filhos: Beto Lee, nascido em 1977, João Lee que nasceu em 1979, e Antônio Lee, nascido em 1981. A partir de 1979, Rita e Roberto passam a gravar e se apresentar juntos. No mesmo ano, lançam o disco ‘Rita Lee’ (Mania de Você), com sucessos como ‘Mania de Você’, ‘Chega Mais’ e ‘Doce Vampiro’.

A partir de então, ao lado do marido, a cantora inaugura uma fase recheada de sucessos. Em 1980, lança o álbum ‘Rita Lee’ (Lança Perfume), com um repertório repleto de hits, a exemplo de ‘Lança Perfume’, ‘Baila Comigo’, ‘Nem Luxo, Nem Lixo’, entre outros.

Discografia e literatura

Com Os Mutantes, Rita Lee lançou os álbuns ‘Os Mutantes’ (1968), ‘Tropicália ou Panis et Circenses’ (1968), ‘Mutantes’ (1969), ‘A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado’ (1970), ‘Jardim Elétrico’ (1971) e ‘Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets’ (1972). Já com o Tutti Fruti, foram quatro discos: ‘Atrás do Porto Tem uma Cidade’ (1974), ‘Fruto Proibido’ (1975), ‘Entradas e Bandeiras’ (1976) e ‘Babilônia’ (1978). A extensa discografia da cantora conta com mais de 30 discos, entre álbuns de estúdio, ao vivo e coletâneas.

Multifacetada, a artista também desenvolveu um grande trabalho na literatura. Escreveu os livros ‘Dr. Alex’, ‘Amiga Ursa: Uma história triste, mas com final feliz’, ‘FavoRita’, ‘Dropz’, ‘Storynhas’ e ‘Rita Lírica’. Além disso, lançou em 2016 ‘Rita Lee: uma autobiografia’. E anunciou, em 2023, o lançamento do livro ‘Outra Autobiografia’, que já está em pré-venda e será lançado no dia 22 de maio.

Filhos de Rita Lee

Nas redes sociais, Beto Lee, filho primogênito de Rita Lee, publicou uma foto da cantora com uma legenda em inglês: “Love you forever. A huge part of me died today”, que se traduz por “Te amo para sempre. Uma grande parte de mim morreu hoje”.

Acompanhado de um vídeo de momentos da infância com a mãe, João Lee escreveu um longo texto, em que afirma: “Minha mãe, que amo mais que tudo nessa vida, virou uma estrela no céu. Que vida intensa e espetacular você teve. Admirada e amada por tantas pessoas. Tão a frente do seu tempo. Sempre conversamos sobre o quão terrivelmente importante é escolher bem seus heróis. São eles que moldam as nossas vidas, o nosso comportamento e quem somos. Precisamos pensar e escolher com muito cuidado. Se você quiser ter uma noção de quem uma pessoa é, ou vai ser, pergunte a ela quem são seus heróis. Grandes chances de que, em algum momento de sua vida, essa pessoa vai se parecer com seu/sua herói/heroína. É inevitável. E você é, e sempre foi, a minha heroína”, publicou.

Antônio Lee, o caçula, postou algumas fotos da cantora e escreveu: “Oh Mamassita… I love you so. Esperando você me visitar nos meus sonhos para continuar as nossas longas conversas sobre o universo. Minha mamãe, obrigado”.

Conforme divulgado no perfil da artista, o velório de Rita Lee será realizado nesta quarta-feira (10), das 10 às 17 horas, no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo. Em seguida, por vontade da cantora, seu corpo será cremado em uma cerimônia particular. A família aproveitou o comunicado para agradecer o carinho e o amor de todos neste momento de profunda tristeza.

Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, fãs e amigos.

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo