Cultura

IMAGILHA: São Simão recebe exibição gratuita de 15 filmes de animação e leitura de poesias neste sábado (9/12)

Iniciativa encerra a 5ª edição do projeto Ilha da Imaginação, programa realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e que irá apresentar animações feitas pelos estudantes em 2023

O dia 9 de dezembro, sábado, foi escolhido para celebrar o encerramento da 5ª edição do projeto Ilha da Imaginação, que busca capacitar para a leitura e produção audiovisual por meio de cursos, oficinas e produção de filmes de animação. Na data, às 17 horas, 18h30 e 19h30, serão exibidos 15 filmes de animação na sede da escola do projeto, localizada no centro de São Simão, na região Sudoeste do Estado. A exibição é conhecida como IMAGILHA.

A ação contará com três sessões gratuitas e abertas para todos os moradores da cidade e região. A programação do evento contará com a exibição dos curtas de animação, resultado dos trabalhos realizados durante o ano letivo, pelos alunos das turmas de Formação, Avançado e 3D. Na sessão das 17 horas e 18h30, haverá também a leitura de poesias pelos alunos do curso de Formação. Para garantir um clima de cinema serão distribuídos pipoca e algodão doce em todos os horários.

A capacidade para cada sessão é limitada a 80 pessoas. Por isso, os interessados devem retirar seus ingressos gratuitos com antecedência na administração da instituição, a partir do dia 4 de dezembro.

A gestora executiva de projetos culturais do Instituto Maker, Danielle Cabral, destaca o papel do projeto ao habilitar os alunos para se tornarem futuros profissionais de animação em diversas funções, que vão desde roteirista, designer de personagens e desenhista de cenários até diretor de arte, animador 2D e 3D, entre outros.

“Estamos muito felizes com os resultados alcançados nesta edição do projeto e com a perspectiva transformadora que ele oferece para as crianças que participaram dos cursos. Acreditamos que a arte e a cultura têm o poder de mudar realidades e é isso que buscamos; proporcionar a essas crianças a oportunidade de reescreverem seus próprios roteiros por meio da expressão artística e criativa”, esclareceu.

O projeto Ilha da Imaginação busca impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes de escolas públicas por meio do desenvolvimento da leitura e da animação. Neste ano, 130 crianças de escolas públicas de São Simão participaram das atividades de leitura e produção audiovisual no contraturno escolar. No Espaço Ilha da Imaginação, durante 9 meses de aula, os alunos tiveram aulas práticas e teóricas nos cursos de formação e avançado de animação 2D, curso de 3D, monitorias, oficinas de contação de história, animação Stop Motion ou Pixilation, entre outros. Além das Oficinas Itinerantes que beneficiaram mais de 10 mil alunos de escolas públicas da região.

O programa é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, pela AKM Performma, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

SERVIÇO | IMAGILHA

Quando: sábado, 9 de dezembro de 2023
Horários: sessões às 17h, 18h30 e 19h30
Onde: Escola Ilha da Imaginação
Endereço: Rua 56, Lote 01, Quadra 02, Centro – São Simão/GO

Ingressos: distribuição gratuita a partir de 4/12, na administração da Escola

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo