Goiânia

Mobilidade estuda implantar direita livre em pontos estratégicos de Goiânia

Melhorias incluem, ainda, a implantação de faixas de pedestres elevadas e motoboxes

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) estuda, por meio de sua Engenharia de Trânsito, implantar a chamada direita livre, solução que deve ser adotada em pontos estratégicos de Goiânia, dentre eles a Região Central.

A inovação está presente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 2021, e prevê a possibilidade de o condutor realizar a conversão livre à direita, em cruzamentos semaforizados específicos.

“Direita livre não significa avançar o semáforo, já que o condutor só poderá fazê-lo quando o cruzamento for sinalizado com a permissão. Se ela existe, não há o que se falar de avanço de sinal. É uma alteração que será muito bem avaliada pela Mobilidade para que não comprometa o trânsito de pedestres, ciclistas e outros atores do trânsito que são mais vulneráveis”, afirma o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

A engenharia da pasta leva em consideração a segurança do pedestre, por isso, a inovação deve ser implantada de forma gradativa, em pontos onde a segurança do pedestre não é comprometida. A alteração pode promover uma fluidez maior em vias onde há um maior número de veículos com a intenção de fazer essa conversão.

Além da direita livre, SMM promove outras iniciativas para o trânsito da Capital

A Secretaria Municipal de Mobilidade iniciou um projeto para implantação de faixas elevadas nas portas de Cmeis, Ciams, Cais e creches. Atualmente, a pasta trabalha na implantação de faixas na Região Noroeste da Capital.

“Já são 25 faixas neste modelo para garantir condições de acessibilidade e conferir mais segurança aos pedestres nas vias públicas”, destaca o prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

O Motobox, espaço reservado aos motociclistas para garantir a segurança dos mesmos, tem avaliação positiva da Mobilidade e da população, que tem respeitado a delimitação do espaço para esses veículos menores e mais vulneráveis.

“O objetivo é dar prioridade para quem trafega sobre duas rodas na abertura do sinal de trânsito, permitindo que possa partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir”, detalha Torrubia, ao pontuar que Goiânia possui cerca de 315 motoboxes.

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads.

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo